{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Engenharia Química

'O remédio mais caro do mundo' e a atuação da Engenharia Química e Farmacêutica


Existem profissões que buscam a cura para doenças. Algumas trabalham com o desenvolvimento de equipamentos de diagnóstico, auxiliando os médicos na detecção de problemas e indicação de possíveis tratamentos para os pacientes. E tem ainda aqueles que cuidam da gestão e do aprimoramento da indústria de medicamentos - desde seus insumos à produção. Estamos falando da Engenharia Química e Farmacêutica, capaz não apenas de atender às demandas de saúde da população, mas de mudar histórias de vida!

O que faz a Engenharia Química e Farmacêutica

Aqui estamos falando em uma área da economia que requer a união conhecimentos diferentes relacionados à produção de medicamentos, incluindo Química, Farmácia, Medicina, Biologia e mais. A cadeia de produção deste setor envolve fabricação de substâncias para o preparo de produtos - obtidos em grande parte pela extração de farmoquímicos de origem vegetal. Essas soluções são essenciais para o aumento de expectativa de vida dos pacientes.

O cenário hoje em dia é mesmo muito favorável, considerando os recentes avanços tecnológicos, crescimento do mercado de genéricos, e além - tanto que atualmente este nicho do mercado é um dos maiores do mundo, extremamente dinâmico, com grandes perspectivas de crescimento contínuo. E quem consegue acompanhar este movimento, sempre com uma visão inteligente, olhando para o futuro, terá muita chance de crescer profissionalmente.

Um engenheiro desta área auxilia nas atividades produtivas da Farmácia, sobretudo a se desenvolverem e modernizarem. Ou seja, sua participação é decisiva para propiciar à indústria farmacêutica e farmoquímica um nível maior de eficiência e confiabilidade.

Imagem reproduzida de blog do IPOG

Algo que talvez você nem imaginava antes era quanto a Engenharia Química e Farmacêutica precisa da organização de produção e da atenção para identificação de chances de melhoria. Inclusive, a Engenharia entra nessa equação para articular pontes entre os diferentes profissionais envolvidos na produção de medicamentos. Por isso, essa área interdisciplinar é crucial para fortalecer a dinâmica comunicativa e gerencial das empresas do setor.

O remédio mais caro do mundo

Já que estamos falando na produção de medicamentos, queremos citar o nome Zolgensma. Trata-se de um remédio não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), embora o governo federal tenha zerado o imposto para a sua importação em 2020 - e, no mesmo ano, ficou isento de pagamento do ICMS em alguns estados. Contudo, muitos pacientes precisam, por orientação médica, tomar o Zolgensma antes dos dois anos de idade. Só que o valor é exorbitante, em torno de DEZ MILHÕES DE REAIS!

Este, que é considerado o remédio mais caro do mundo, é indicado para quem é atingido pela Atrofia Muscular Espinhal. Ele é composto por um vetor viral e carrega uma cópia funcional do gene humano responsável pela produção da proteína SMN, capaz de restaurar a função do neurônio motor no organismo dos pacientes. E, por fim, é administrado geralmente associado a terapias que amenizam os efeitos da doença.

O que muda para os pacientes? Bem, depois de receberem o medicamento, percebe-se uma melhora significativa, permitindo que voltem a realizar movimentos como caminhar e correr. E, infelizmente, quanto mais tempo se espera, mais avançada fica a doença e maior é o comprometimento dos neurônios pelas lesões - em certos casos, difíceis de serem revertidas. Por isso, há pressa dos pais e neuropediatras da aplicação do Zolgensma.

Imagem reproduzida de ICTQ

Funciona assim, o remédio é injetado na veia. Depois, as cápsulas circulando no corpo e fazem com que o próprio sistema imunológico do paciente, detectando algo diferente, desenvolva os anticorpos, iniciando o processo para eliminar os "invasores". O gene é liberado, sem ser incorporado ao DNA da pessoa, mas se instalando no interior dos neurônios motores. Depois, dentro da célula, o gene cumpre a função de produzir a proteína necessária aos neurônios motores. Por fim, basta realizar terapias de reabilitação no paciente, visando a melhora dos movimentos do seu corpo.

Imagem reproduzida de saude.novartis

O que é Atrofia Muscular Espinhal

A Atrofia Muscular Espinhal atinge cerca de um em cada 10.000 recém-nascidos e é a principal causa genética de morte em bebês. Mas, na verdade, a manifestação da AME pode começar em diferentes fases da vida e apresentar sintomas bem variados, de leves a graves, sempre afetando a função motora da pessoa - grau relacionado à idade em que os sintomas começam, como fraqueza e atrofia dos músculos. E as causas do surgimento desta doença é uma deficiência na quantidade funcional de proteína de sobrevivência do neurônio motor (SMN) presente nos neurônios motores.

"Quanto mais proteína SMN existir, mais neurônios permanecem vivos e, mais tarde os sintomas tendem a aparecer e mais brando é o curso da doença." - explicação extraída de texto de NSC Total.

Conhecendo a linda Bianca

Sempre comentamos aqui, no Engenharia 360, que #engenhariatransforma a vida das pessoas. Mas, às vezes, a primeira transformação vem da solidariedade. Pedimos que você abra o seu coração para a Bianca Campos! Esta menininha de olhar doce e sorriso cativante precisa da nossa ajuda! Ela precisa tomar o Zolgensma, pois foi diagnosticada com AME tipo1. Neste momento, sua família, cheia de amor, força e esperança, está recolhendo doações online para juntar o valor necessário para a compra do medicamento - caso consigam o medicamento via ação judicial, a intenção é doar todo o dinheiro para uma instituição.

Por favor, ajude financeiramente ou divulgue a história da Bianca para que aqueles que possam doar os recursos necessários para o seu remédio assim o façam! Vamos unir forças para salvar esse lindo anjinho que sorri para nós! Atenção: em seu perfil no Instagram é possível obter mais informações. Contamos com você!


Fontes: Unopar, BEQ, NSC Total.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...