No universo acadêmico e profissional, muitos termos e cursos (a exemplo da Automação Industrial e Eletrotécnica Industrial) geram dúvidas, especialmente entre estudantes e profissionais da área. Questões sobre o campo de atuação, o mercado de trabalho e a série curricular são comuns. Um exemplo são os cursos tecnológicos , que se destacam por sua abordagem prática e foco no mercado de trabalho.
Neste artigo do Engenharia 360, vamos esclarecer as diferenças entre dois cursos populares: Automação Industrial e Eletrotécnica Industrial. Confira!
O que é Eletrotécnica?
A Eletrotécnica é um ramo da Engenharia Elétrica que abrange processos relacionados à geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica. Em contraste, a Eletrônica se concentra em níveis de controle, lidando com grandes elétricas de pequena amplitude. Os profissionais formados em Eletrotécnica Industrial são responsáveis pela instalação, operação e manutenção de circuitos elétricos e eletrônicos.
O que faz um profissional de Eletrotécnica Industrial?
Os profissionais formados em Eletrotécnica Industrial trabalham com os circuitos elétricos e eletrônicos, atuando na instalação, operação e manutenção dos elementos que geram e distribuem a energia elétrica. Os projetos desenvolvidos são tanto para instalações industriais, como também prediais, residenciais e até mesmo para a iluminação pública.
Os sistemas eletrônicos implementados por este profissional são tanto os analógicos, como os digitais e os sistemas eletrônicos de potência (SEP). Há ainda a possibilidade de o eletrotécnico industrial trabalhar com a supervisão e manutenção de máquinas e equipamentos elétricos e na aplicação de testes em produtos de eletrônica industrial.
Quais as matérias do curso Eletrotécnica Industrial?
- Eletricidade e Eletromagnetismo
- Saúde e Segurança no Trabalho
- Máquinas Elétricas
- Sistemas Elétricos
- Geração de Energia
- Instrumentação Industrial
A duração média do curso é de 3 anos .
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O que é Automação Industrial?
A Automação Industrial é uma área que se concentra no gerenciamento de processos industriais, utilizando técnicas, softwares e equipamentos para atualização da produção.
Nesta área, o profissional é responsável pelo gerenciamento dos processos industriais, com a aplicação de técnicas, softwares e equipamentos, seja em uma máquina ou em um processo na indústria. O objetivo é acompanhar e aumentar o desempenho, otimizando os processos, aumentando a produção com uma diminuição dos recursos utilizados, de uma forma mais segura e com redução também na emissão de resíduos.
O especialista instala e configura sistemas baseados em CLP, o Controlador Lógico Programável, mecanismo responsável por comandar e acompanhar equipamentos e processos industriais. Cabe também a ele realizar montagens e atualizações em sistemas de automação. Por fim, pode atuar na área de Mecatrônica Industrial, na projeção e instalação de equipamentos em máquinas como os robôs e equipamentos com elementos mecânicos automatizados.
Como é o mercado para Automação Industrial?
O mercado de trabalho para um profissional da automação industrial é promissor, com oportunidades nas seguintes indústrias:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Metalúrgica
- Máquinas e Equipamentos
- Automobilística
- Química
Assim como o curso de Eletrotécnica, a duração média do curso de Automação Industrial é de 3 anos .
Quais as matérias do curso de Automação Industrial?
As disciplinas abordadas no curso de Automação Industrial incluem:
- Controle de Processos
- Robótica
- Comunicação de Dados
- Técnicas de Comunicação
- Inglês Técnico
Essas matérias são fundamentais para preparar os alunos para a realidade do mercado de trabalho.
Se você está considerando iniciar um curso em Eletrotécnica ou Automação Industrial, agora tem uma visão mais clara das diferenças e oportunidades em cada área. Compartilhe suas experiências e informações com outros colegas no 360!
Fontes: Instituto Federal do Pará, Portal Educação, Guia do Estudante - Eletrotécnica Industrial, Guia do Estudante - Automação Industrial, Instituto Federal.
Comentários
Luciana Reis
Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com experiência como jornalista freelancer na produção de conteúdo para revistas e blogs.