Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Quais são os tipos de agregados usados na Construção Civil e para o que servem? | 360 Explica

por Clara Ribeiro | 03/03/2021

Entenda a funcionalidade dos agregados e os principais modelos.

Os agregados são fundamentais na construção civil. Eles estão presentes em diversas etapas da obra e por isso sua utilização deve ser precisa. 

Vale destacar que os agregados são materiais granulares e possuem formas e tamanhos diversificados, tornando-se um material ideal para ser aplicado no preparo do concreto, argamassa, entre outros.

Ademais, eles são oriundos da mineração e se destinam para uso após o processo de britagem. Trata-se das substâncias mais usadas no mundo. A saber, os agregados podem ser utilizados em diversas obras não importando o segmento, como por exemplo:

  • Construção de casas
  • Edificações residenciais
  • Edificações comerciais 
  • Projetos industriais 
  • Obras públicas
  • Infraestrutura 
  • Pavimentação de vias públicas
  • Entre várias outras aplicações

Por sua importância na construção civil, separamos a seguir os principais modelos de agregados.

Principais tipos de agregados

Como falamos acima, os agregados fazem parte de todas as construções, por isso sua utilização corretamente é essencial.

Agregados de Areia

Um dos principais tipos de agregado é a areia e podemos citar dois tipos muito utilizados, são eles:

  • Areia Média: Deve ser aplicada na composição da massa asfáltica, concretos em geral e especiais. Além disso, pode compor assentamentos, revestimentos, alvenarias, artefatos de concreto e chapiscos.
  • Areia de Brita Tipo I e Tipo II: Em média suas dimensões giram em torno de 4,8 mm. Pode ser aplicada na confecção do asfalto, concretos de modo geral, além de lajes pré-moldadas ou para estrutura de ferro concentrado, artefatos de concreto e chapisco.
imagem ilustrativa de agregados de areia

Agregados de Brita

A brita é outro artefato muito utilizado na construção, veja os principais tipos de agregados desse gênero:

Brita 5 / 8

Possui dimensões de 16 mm e pode ser aplicada na construção na composição de concretos especiais, pavimentações asfálticas especiais e obras com particularidades que demandam o uso dela.

Bica Corrida

Suas dimensões serão de acordo com a necessidade do cliente. Além disso, é aplicada em aterro, base e sub-base de pavimentos e regularização de áreas.

Brita 4 ou Macadame

Possui dimensões de 25 mm a 76 mm e pode ser aplicada em fossas sépticas, sumidouros, gabião, reforço de subleito para locais de tráfego intenso, lastros de ferrovias e concretos ciclópicos.

Brita 3

Suas dimensões variam entre 25 mm a 38 mm, sendo aplicadas em reforço de subleito para vias de tráfego intenso e lastros de ferrovias.

Brita 2

Suas dimensões variam entre 19 mm a 25 mm, podendo ser aplicadas no preparo de concreto em geral e drenagem.

Brita 1

Possui dimensões entre 4,8 mm a 9,5 mm e pode ser aplicada no preparo da massa asfáltica, concretos de modo geral, lajes pré-moldadas, estruturas de ferragens pesadas, artefatos de concreto (pré-moldados), chapiscos e brita graduada para base de pistas.

Brita 0

As dimensões desse tipo de brita são de 4,8 mm a 9,5 mm, podendo ser aplicada no preparo da massa asfáltica, concretos de modo geral, lajes pré-moldadas, estruturas de ferragem densa, artefatos de concreto pré-moldados, chapiscos e brita graduada para base de pistas.

Brita graduada e graduada tratada com cimento (BGTC)

Suas dimensões são calculadas de acordo com a necessidade do cliente. Além disso, são aplicadas em subleitos para pistas de tráfegos intensos.

Foto: Construct App

Agregado de Rachão

Outro material muito utilizado nas construções é o rachão. Possui dimensões de 76 mm a 170 mm e sua aplicação pode ser feita em gabião, concretos ciclópicos, calçamentos de ruas e drenagem. 

Agregado de pó 

Por fim, podemos citar o agregado de o pó. Na prática, ele se divide em dois materiais. São eles:

  • Pó de Pedra: Possui dimensões de 4,8 mm e pode ser aplicado em terraplanagem para ser utilizado no material para sub-base, calçamento de pisos pré-moldados e paralelos, CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) para recapear ruas, estradas, avenidas e estabilizador do solo.
  • Pedrisco misto: Possui dimensão de 9,5 mm (incluindo os de 4,8 mm). Aplica-se em concretos em geral, CBUQ e artefatos de concreto. 

Leia também: A importância da brita na construção civil

E então, gostou de conhecer mais sobre os agregados? Deixe seu comentário e continue acompanhando os artigos!

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.