Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Protótipo de Motor Híbrido funciona sem vibrações

Engenharia 360

3 min

POR Colaboradores BDE 07/01/2015

Durante anos o Dr. Nikolay Shkolnik inventor do inovador ciclo termodinâmico HEHC (High Efficiency Hybrid Cycle, ou Ciclo Híbrido de Alta Eficiência), vem explorando novas concepções quanto ao motor, como um motor com pistão líquido e um motor híbrido inovador que gasta 50% menos combustível do que um motor comum, e agora, ele apresentou o seu mais recente protótipo titulado de X Mini, um mini motor a gasolina com 70 cm³ de cilindrada.

X Mini 70cc motor a gasolina de 4 tempos - Liquid Piston Inc

X Mini 70cc motor a gasolina de 4 tempos – Liquid Piston Inc


 
A vantagem consiste no fato de que, mesmo que um motor a gasolina de quatro tempos, como os que se usam em carros e motos, o X Mini tem um nível de vibração muito próximo à zero e isso só é possível porque o motor tem um mínimo de partes móveis, restritas ao rotor e o eixo excêntrico: “Com exceção das peças auxiliares, tais como injetores, bomba de combustível e bomba de óleo, não há nenhuma outra parte em movimento”, garante Shkolnik.
O X Mini é baseado no pistão líquido e patenteado com o ciclo termodinâmico HEHC, que combina uma taxa de compressão elevada, volume de combustão constante (isocórico) e sobre-expansão, tem uma eficiência teórica de 75% com base em pressupostos padrão e análises de primeiros princípios.
Até o momento, o X Mini demonstrou 3,5 cavalos de potência, rotações de 10.000 rpm e a capacidade de rodar um estado estacionário com refrigeração a ar. Quando totalmente aperfeiçoado a expectativa do motor é que pese 1,3 Kg (3 libras), produza mais de 5 cavalos de potência rodando até 15.000 rpm, além de ser 30% menor e mais leve do que os motores de pistão de quatro tempos parecidos.
O protótipo X Mini é uma tecnologia inovadora da “LiquidPiston” sendo multi-combustível, capaz de rodar com gasolina (ignição por centelha), além do diesel e JP-8 (ignição por compressão).
Protótipo X Mini próximo a um Iphone 6 - Liquid Piston Inc

Protótipo X Mini próximo a um Iphone 6 – Liquid Piston Inc


É certo que, o X Mini permitirá muitas aplicações por ser um motor pequeno, mais leve e mais silencioso, incluindo os equipamentos de jardim, geradores portáteis, ciclomotores, veículos aéreos não tripulados, robótica, energia marinha, poder auxiliar unidades para barcos, aviação e outros veículos.  Melhoradas as características de ruído, vibração e aspereza do motor, também irá aumentar o desempenho do produto, aumentar o conforto do operador e prolongar a sua aplicabilidade.
 


+ Texto por Cherolee Ramos. 20 anos, finalista de Engenharia Mecânica e estudante técnica do curso de Petróleo e Gás, criadora do blog Mulheres na Engenharia e Engenharia da Meia Noite. Criadora da Page Engenharia de Salto e editora na Page Mulheres na Engenharia. Curiosa, gamer, amante da música e leitura, apaixonada por filmes, sustentabilidade, tecnologia e fotografia. Acredita na capacidade de realização, cultivando o amor a Deus e a família acima de tudo.


Quer ter seu texto publicado aqui? Nos envie por email para contato@engenharia360.com e se o conteúdo for aprovado nós publicamos!

31 de Janeiro dia do engenheiro ambiental
motor
motor híbrido

Colaboradores BDE

mais
Imagem padrão usuário Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Lançamento da primeira missão tripulada da SpaceX em parceria com a NASA é adiado por mau tempo
Conheça a cidade de Seattle nos Estados Unidos
3 programas para visualização de todos os seus aplicativos sociais em um só lugar | Lista 360
Fujisawa SST: Conheça a cidade inteligente e sustentável do Japão
Entenda o plano de mineração para obter combustível de foguetes na Lua
Conheça 8 engenheiros das histórias em quadrinhos
Podcast 360

Ouça ou baixe podcasts exclusivos da engenharia

Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ