{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Tecnologia e Inovação

Programa Ftool, de análise de estruturas, lança nova versão 4.0


Essa novidade promete agradar especialmente os engenheiros civis: acaba de ser lançada a versão 4.0 do Ftool, software de análises de estruturas, que é sucesso no Brasil e no mundo com mais de meio milhão de downloads.

O Ftool (Two-dimensional Frame Analysis Tool), programa desenvolvido na PUC-Rio, chega à opção profissional depois de dez atualizações. Além da utilidade acadêmica, a ferramenta agora parte em direção ao mercado, com sua versão avançada no valor de R$60,00  por ano, para os engenheiros e projetistas de estruturas que desejam obter a licença comercial.

A versão básica voltada para estudantes segue sendo disponibilizada de forma  gratuita. Ela permite que diversos tipos de estruturas, das mais simples às mais complexas, possam ser modeladas em poucos minutos de maneira simples e prática.

Segundo a própria fabricante, a nova versão do software traz as seguintes inovações e benefícios:

Interface de usuário simples

Fluxo de trabalho simples e amigável, usando uma única interface para modelagem de uma estrutura e a exibição de seus resultados.

Criação e manipulação de modelos eficientes

A Ftool usa um modelo de dados moderno, robusto e eficiente, permitindo a criação e manipulação eficiente de elementos estruturais.

Análise estrutural rápida e transparente

Permite a prototipagem estrutural rápida através de análises estruturais quase instantâneas e transparentes, facilitando uma interpretação eficiente de um comportamento estrutural de modelos.

Uso profissional do Ftool

Inclui vários casos de carga, combinações de casos e envelopes, seções transversais prismáticas genéricas e propriedades de inicialização personalizadas, entre outras funcionalidades.

Crédito: Ftool

Além do Ftool 4.0, o criador do programa também está lançando a segunda edição do livro “Análise de Estruturas: Conceitos e Métodos Básicos” pela Editora Elsevier. O material serve como base teórica para  o aprendizado do software.

Veja Também: Como Executar a União Precisa da Armadura entre Viga e Pilar na Engenharia Civil?


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Bernardo Lopes Frizero

Redator de conteúdo voluntário do Engenharia 360. Contribuiu para o site com a elaboração de textos diversos com temas relacionados ao mundo das engenharias.

Disqus Comments Loading...