{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Automóveis

Entenda os problemas enfrentados pelos usuários de carros Tesla


Os carros elétricos estão cada vez mais dominando o mercado. De fato, toda solução como esta, que não dependa de combustíveis fósseis para seu funcionamento, está sendo bastante valorizada no mercado atual. Não é atoa, então, que modelos como os da Tesla tenham despontado no comércio global de veículos nos últimos anos. Acontece que, apesar de ser um modelo singular de engenharia, tem dado dores de cabeça aos seus usuários, por conta de problemas ainda recorrentes em seu funcionamento.

Nos últimos meses, muitas pessoas postaram vídeos na internet relatando diferentes histórias. Tem gente que chegou a relatar que perderam suas festas de fim de ano ou cancelaram as suas férias devido a estas falhas nos seus Teslas. O Engenharia 360 resumiu estes problemas em tópicos. Quer saber? Confira a seguir!

Imagem reproduzida de CNN Brasil

PROBLEMA 1 | Não carregar durante o clima frio

Uma grande personalidade do rádio do estado da Virgínia, nos Estados Unidos, disse que seu Tesla S não carregou durante a nevasca de final de ano. O clima congelante parece ter comprometido a eficiência dos dispositivos do carro elétrico. Quando o tempo marcou 19 graus Celsius, o nível da bateria do carro estava em 40%. E mesmo tentando carregar por duas horas seguidas, nada mudou. “Foi muito lento e os números caíram conforme a temperatura caiu. Eventualmente, parou de carregar completamente.”, disse o radialista.

Imagem reproduzida de Autoesporte

De fato, parece que é comum que o Modelo S apresente falhas no carregamento de sua bataria em dias de muito frio. Se bem que neste ano o frio que assolou os Estados Unidos perto do Natal foi bastante rigoroso, bem fora do normal. De acordo com especialistas, uma simples atualização poderia resolver o problema, fazendo o automóvel ganhar mais autonomia ou um carregamento mais rápido. O problema estaria atrelado justamente ao frio. Seria necessária uma solução para aquecer as baterias antes mesmo de serem recarregadas.

PROBLEMA 2 | Superaquecimento das baterias

Alguns usuários chegaram também a reclamar afirmando ter a impressão de que a bateria do seu Tesla está "viciada", não carregando mais. Outros dizem que, mantendo o cabo de carregamento conectado, a bateria está esquentando muito. Pelo menos é a informação que se tem do que consta na tela do turbocompressor quando conectado. Porém, mais de uma hora depois tentando carregar, nada muda no status de carregamento.

Imagem reproduzida de Autoesporte

PROBLEMA 3 | Software e Cinto de segurança

Para surpresa de todos, recentemente, houve o anúncio de um recall de 80 mil veículos pelo órgão regulador da China - e justamente no mercado deste país que é um dos mais desafiadores para a Tesla, onde Elon Musk mantém um giga fábrica e conseguiu, nos últimos meses, manter um número recorde de carros fabricados. O problema estaria em dois pontos dos automóveis: software e cinto de segurança.

Software

Parece que o primeiro defeito identificado está no sistema de gerenciamento da bateria de 67.698 veículos elétricos Model S e Model X importados dos EUA entre 25 de setembro de 2013 e 21 de novembro de 2020 teriam problema. A decisão da Tesla é, de imediato, atualizar o software desses carros elétricos.

Cinto de segurança

Quanto ao problema do cinto de segurança, estaria ligado a um erro de instalação. Isso abrange 2.736 veículos Model 3 importados entre janeiro de novembro de 2019 e 10.127 unidades do mesmo modelo, fabricadas na própria China entre 14 de outubro de 2019 e 26 de setembro de 2022. A decisão da Tesla para isso é a análise e substituição dos equipamentos defeituosos.

Veja Também:


Fontes: O Ribatejo, Tecmundo, Canal Consulta Pública.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...