{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Tecnologia e Inovação

Nova tecnologia no mercado: conheça o painel solar que produz hidrogênio


A ciência está sempre nos surpreendendo! Ela é praticamente a nossa maior salvadora nos momentos de crises. Por exemplo, neste momento, há centenas de profissionais ao redor do mundo pesquisando sobre combustíveis e produção de energia, porque, como sabemos, vivemos um tempo de crise de combustíveis e energia. E, nesta linha, é claro que muitos engenheiros investigam o potencial do hidrogênio. Quer saber mais sobre o assunto? Recomendamos que, primeiro, faça a leitura dos seguintes textos:

E olha que boa notícia! A ciência nos apresenta agora um modelo de painel solar com capacidade de geração de hidrogênio verde. Veja a seguir!

Imagem reproduzida de Portal Energia
Imagem reproduzida de Click Petróleo e Gás

A nova categoria de painéis solares

Esse novo modelo de painel, idealizado pela empresa KU Leuven, e de design aprimorado pela Comate Engineering & Design, para captação de energia solar, seria projetado para instalação em telhados e com o diferencial de também produzir 250 litros de hidrogênio por dia, com eficiência de 15%. O mesmo precisaria ser ligado a um tubo de gás, ao invés de cabos elétricos.

Imagem reproduzida de Portal Energia

Funcionaria assim: o painel, chamado de Solhyd - semelhante aos painéis comuns -, dividiria as moléculas de H2O por meio de uma membrana, transformando o vapor de água no ar em hidrogênio com ajuda da luz solar. Sua camada superior geraria energia, enquanto por baixo haveria essa tubagem para produção de hidrogênio. O mesmo, por sua vez, é recolhido pelo painel e, em seguida, comprimido, permitindo ser armazenado por tempo indefinido.

Para qual fim o hidrogênio verde produzido pode ser utilizado

Essa produção do painel Solhyd poderia beneficiar muitas tecnologias diferentes. O objetivo da fabricante é reduzir custos da indústria fotovoltaica. O produto seria compatível, por exemplo, com grande parte das estruturas de montagem existentes. E a empresa afirma que seus custos ficariam idênticos ao do mercado de energia solar atual, pois não são utilizados metais raros na fabricação destes painéis, o que permite manter um preço acessível.

Quanto ao hidrogênio gerado, ele poderia ser utilizado, por exemplo, no setor da mobilidade, talvez como apoio de energia para transportes pesados. E existe ainda uma expectativa da KU Leuven de aprimorar mais a tecnologia para que ela possa, no futuro, gerar em larga escala - ou até mesmo em sistemas de pequena escala, fora da rede. Hoje, nos moldes apresentados, o Solhyd já seria uma boa solução para produção descentralizada.

Imagem reproduzida de Click Petróleo e Gás

A saber, 20 painéis desses poderiam gerar energia e calor para uma casa bem isolada com uma bomba de calor durante todo o inverno. Quando instalados ao lado de um coletor térmico solar e painéis solares comuns, os painéis de hidrogênio verde podem ajudar a aquecer as casas e gerar energia durante o ano inteiro.

O desenvolvimento desse novo modelo de painel solar

Por hora, o primeiro protótipo do projeto Solhyd está em fase transição de pesquisa para investimento por meio de uma empresa parceira. Mas as expectativas são promissoras. Há muitos interessados. Isso porque, como dito antes, estes painéis de energia solar seriam compatíveis com grande parte dos módulos fotovoltaicos atuais, podendo ser ligados facilmente a sistemas já existentes. Infelizmente, lugares na Terra muito secos não seriam bons locais para uso deste tipo de tecnologia. Mas vamos aguardar a evolução da ideia. Pode ser que, em breve, tenhamos outras novidades!


Fontes: Click petróleo e Gás.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...