Quase todos os estudantes de engenharia e engenheiros formados devem ter se feito essa pergunta pelo menos uma vez na vida. Mas vamos por partes...
Primeiro, o que significa “Engenharia”?
Segundo o dicionário Michaelis, o termo significa “Arte de aplicar os conhecimentos científicos à invenção, aperfeiçoamento ou utilização da técnica industrial em todas as suas determinações”.
E o que é a “Engenharia”?
Podemos dizer que é a utilização dos conhecimentos científico, econômico, social e prático, com a finalidade de criar, projetar, modelar, manter e trazer melhorias estruturais, maquinários e sistemáticas, entre outras. É também essa modalidade de trabalho em que se adquire e se aplicam os conhecimentos matemáticos e técnicos visando criar, aperfeiçoar e implementar ferramentas que realizam uma função para chegar a um objetivo final.
Nos processos de criação, aperfeiçoamento e complementação, a engenharia absorve, incrementa e aplica os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta as normas técnicas, econômicas e ambientais.
A engenharia é uma área bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com um foco específico em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia.
História da Engenharia
A Engenharia existe desde os tempos antigos, a partir do momento em que o ser humano desenvolveu suas primeiras e revolucionárias invenções, como a roda, a polia e a alavanca. Cada uma destas invenções são as bases da moderna definição de engenharia, explorando princípios básicos da mecânica para criar ferramentas e objetos.
LEIA MAIS
Já origem da palavra, vêm de “engenheiro”, que por volta do século XVI se referia a alguém que construía ou operava um engenho. A palavra “engenho”, em si, tem uma origem ainda mais antiga, vindo do latim “ingenium” que significa “gênio”, ou seja, uma qualidade natural, particularmente mental, uma invenção inteligente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O primeiro Engenheiro
Imhotep ou Imhotep, é comumente dito como o pai da engenharia e conhecido por fazer os projetos da primeira pirâmide do Egito - a pirâmide de Saqqara, que atinge aproximadamente 62 metros. As primeiras pirâmides do Egito eram formadas por degraus, que nada mais eram que mastabas (túmulos) empilhadas, esta formação foi feita a pedido do Faraó Djoser, que desejava para si o túmulo mais grandioso, e também sugeria ainda, segundo alguns arqueólogos, a ascensão ao céu.
O faraó Djoser lhe deu vários títulos, são eles; Chanceler do Rei do Egito, Doutor, Primeiro na linhagem do Rei do Alto Egito, Administrador do Grande Palácio, Nobre hereditário, Sumo Sacerdote de Heliópolis, Construtor, Carpinteiro-Chefe, Escultor-Chefe, e Feitor-Chefe de Vasos.
Abaixo, temos um vídeo contando mais sobre ele:
Para encerrar nossa matéria, saiba que existem 34 tipos de engenharia, e veremos algumas delas mais detalhadamente:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Tipos de engenharia
Engenharia Agronômica
Os conhecimentos do engenheiro-agrônomo são usados na criação de técnicas de cultivo de plantas medicinais e ornamentais, na silvicultura e na produção de hortifrutigranjeiros. O profissional da área aplica tecnologia de ponta no cultivo de frutas, verduras e legumes.
Engenharia de Alimentos
Os profissionais dessa área são responsáveis pelas técnicas e os conhecimentos usados na fabricação, na conservação, no armazenamento e no transporte de alimentos industrializados. Esse profissional cuida de todas as etapas de preparo e conservação dos alimentos.
Engenharia Elétrica
O engenheiro eletricista está presente em todos os aspectos que envolvem a energia, desde a geração, a transmissão, o transporte e a distribuição até o uso nas residências e no comércio. Além de ser responsável por garantir que as normas de certificação e segurança estão sendo cumpridas.
Engenharia Mecânica
É a área da engenharia que realiza o desenvolvimento do projeto, construção e manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve e projeta máquinas, veículos e outros tipos de equipamentos que possuem fundamentos mecânicos em sua formação.
Engenharia Civil
Projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos, são algumas das atribuições do engenheiro civil, sendo também parte de suas atribuições a verificação dos ambientes e solos onde serão erguidas as construções.
Veja Também: Quais são as carreiras em engenharia mais promissoras em 2023? Descubra aqui!
Gostou desse conteúdo? Nos diga através da caixa de comentários!
Veja Também:
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Mauricio da Silva
Estudante de Engenharia Elétrica; Técnico em Eletrotécnica; além de possuir conhecimentos em Elétrica Industrial e Residencial.