Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O que é manutenção autônoma e quais suas atividades no processo produtivo?

por Kaíque Moura | 03/11/2016
Copiado!

A manutenção autônoma é um dos oito pilares da TPM (Total Productive Maintenance), que tem como objetivo fazer as equipes de produção e manutenção trabalharem em conjunto, buscando melhorar as condições de funcionamento dos equipamentos. Com isso, é possível diminuir as interrupções por paradas não programadas durante a produção, aumentando a eficiência do processo.
 

TPM e seus oito pilares.

TPM e seus oito pilares.


O pilar manutenção autônoma visa dar condições aos operadores de desenvolverem habilidades essenciais na rotina, como limpeza, lubrificação e inspeção, auxiliando os operadores na resolução de possíveis anomalias durante o processo produtivo.
O foco principal da manutenção autônoma é aumentar a disponibilidade operacional dos equipamentos, integrando conceitos básicos de manutenção na equipe de operação. Com isso, elencamos cinco atividades que podem ajudar na prática de manutenção autônoma na produção:
Sinta-se dono do seu equipamento!

Sinta-se dono do seu equipamento!


 

  • Lubrificar o equipamento;
  • Limpar o equipamento em todos os seus componentes;
  • Identificar e resolver anomalias nos limites da capacitação desenvolvida;
  • Identificar e propor soluções para pontos de sujidade e locais de difícil acesso;
  • Acompanhar os resultados de seu equipamento, propondo melhorias como resultado de um maior conhecimento de seu equipamento.

 
 

Manutenção e Produção não deve ter rivalidade.

Manutenção e Produção não deve ter rivalidade.


Com essas atividades, a operação consegue adquirir novas habilidades, deixando de lado a monotonia da rotina. Assim, a manutenção deixa de ser um mal necessário e passa a ser um parceiro vital que estará disposto à ajudar sempre que for preciso.

Copiado!
Engenharia 360

Kaíque Moura

Graduando em Engenharia de Produção no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e Técnico em Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Comentários