Engenharia 360

O que é Engenharia de Custos? | 360 Explica

Engenharia 360
por Redação 360
| 31/07/2015 | Atualizado em 22/02/2021 2 min

O que é Engenharia de Custos? | 360 Explica

por Redação 360 | 31/07/2015 | Atualizado em 22/02/2021
Engenharia 360

A Engenharia Econômica é um dos ramos da Engenharia de Produção, e segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), é a formulação, estimação e avaliação de resultados econômicos para avaliar alternativas para a tomada de decisão, consistindo em um conjunto de técnicas matemáticas que simplificam a comparação econômica.

Dentro da Engenharia Econômica ainda existem outras quatro divisões, sendo uma deles a Engenharia de Custos, que é voltado para os custos adotados em uma obra ou em um serviço, e consiste não somente na elaboração de orçamentos de forma minuciosa, mas também prevê distintas metodologias, fundamentalmente estimativas de estudos, formação do preço por tabelas de custo padrão e formação do preço por modelagem, cada uma delas com adequação aos graus de precisão do resultado, que se pretende alcançar e à complexidade da obra ou serviço, cujo custo se deseja estimar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Financial accounting
Financial accounting

Principais conceitos

+ Custo total

Este é a soma de todos custos (diretos e indiretos), evidentemente, como uma empresa sempre visa o lucro, ele também está incluso nessa somatória, assim temos:

Custo total = Custo direto + Custo indireto + Lucro.

+ Lucro

É o retorno positivo de um investimento.

+ Custo direto

É todo custo (material, mão de obra, equipamento) diretamente associado com o serviço que está sendo orçado, ou seja, o custo dos insumos que entram na execução do referido serviço. Assim, por exemplo, no custo da fôrma incluem-se carpinteiro, ajudante, os diversos tipos de madeira e pregos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

+ Custo indireto

São os custos que o orçamentista não consegue atribuir diretamente ao serviço. Exemplo: contas de energia e água e os salários.

+ Benefícios e Despesas Indiretas (BDI)

É a parcela de custo que agregada ao custo direto de um empreendimento, obra ou serviço, devidamente orçado, permite apurar o seu custo total. Objetiva suportar os custos que, embora não-diretamente incorridos na composição do binômio "material x elementos operativos sobre o material (tradicionalmente denominado apenas mão-de-obra), todavia incorrem também na composição geral do custo total.

imagem de calculadora ilustrando engenharia de custos

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo