{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Engenharia de Telecomunicações

Starlink de Musk enfrenta pressão para vencer a China na corrida da Internet via satélite


Atualização: A empresa Viasat pretende lançar o satélite de Internet com a maior capacidade do mundo, nesta quarta-feira 26 de abril de 2023, por meio da SpaceX, empresa de Elon Musk. Este será o primeiro de três equipamentos que a Viasat planeja lançar para fornecer banda larga em todo o mundo, assim como a Starlink, a internet via satélite de Musk.

A ideia é oferecer conexões de internet com 1 terabit por segundo (Tbps), a maior capacidade do mundo. O ViaSat-3 é um conjunto de três satélites que farão conexões para praticamente qualquer local do planeta. O primeiro satélite, que cobrirá as Américas, começará a operar no Brasil no segundo semestre. O ViaSat-3 foi projetado para áreas rurais e fornecerá velocidades de download de 100 Mbps. O satélite será lançado pela deverá operar por 15 anos. E, por fim, terá feixes dinâmicos, permitindo que a Viasat mova a capacidade para onde é mais necessária.


Já não é de hoje que comentamos aqui, no Engenharia 360, sobre como a China está incomodada com a Internet fornecida pela Starlink, acusando a empresa de possível contribuição para a espionagem americana. Mas, antes de tudo, não vamos esquecer que dinheiro é poder. Então, se o país entende que pode perder com a frota de satélites já lançados pela Starlink na órbita da Terra, cresce o sentimento de competição. Assim, surgiu a iniciativa do planejamento de um serviço de Internet chinês para concorrer com o negócio de Elon Musk.

Imagem de rawpixel.com em Freepik

Por que a Starlink representa um risco para a economia da China?

Desde 2029, a empresa SpaceX já colocou em órbita baixa mais de 40 mil equipamentos, formando uma gigantesca "constelação" da Starlink, que representa uma rede de Internet banda larga, disponível hoje para todo mundo. Então, é como se Elon Musk estivesse dominando o espaço. E é claro que, como uma grande potência, a China não ficaria contente com isso, decidindo por desenvolver a sua própria rede com satélites, a China SatNet, equipada com recursos para, inclusive, derrubar os equipamentos da rival.

Veja Também:

Japoneses se preparam para pousar na Lua e lançam teoria sobre a origem da água na Terra

Quando será o lançamento da megaconstelação chinesa?

O lançamento desta nova rede de Internet chinesa - possivelmente chamada de Guo Wang, China SatNet ou Rede de Satélites da China - ainda não tem data. O que se sabe até agora é que ela será composta de mais de 12 mil satélites, que serão administrados pela China Satellite Network Group. E o recado dos chineses para Elon Musk é o seguinte: que o seu sistema será implantado antes da própria constelação da Starlink ser concluída. Será mesmo?

Imagem reproduzida de Olhar Digital

Bem, um artigo da revista Command and Control Simulation alerta que uma rápida implantação da constelação chinesa poderia impedir a SpaceX de "sobrecarregar" a órbita da Terra. Uma preocupação dos especialistas é de que, no processo, esta quantidade de brilho de satélites possa prejudicar observações espaciais científicas. E tem quem acredite que a China possa usar o sistema para aumentar seu poder de espionagem, desativar a Starlink e "armar o espaço". O fato é que esta disputa gera acusações de todo lado!

"Os satélites Starlink podem usar sua manobrabilidade orbital para atingir e destruir ativamente alvos próximos no espaço.", "(o esforço chinês) garantiria que o país tenha um lugar em órbita e impediria que a constelação Starlink antecipasse excessivamente os recursos da órbita baixa." - pesquisadores ao South China Morning Post, em reportagem de Olhar Digital.

Veja Também:


Fontes: Olhar Digital.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...