{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Lista 360

5 motivos para assinar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)


Todos os profissionais, cujos trabalhos são orientados e fiscalizados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu estado, precisam, eventualmente, emitir uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Este documento reforça a seriedade das atividades prestadas, garante ambas as partes respaldo jurídico caso ocorram quebras de contrato, e aos clientes quando há má execução de serviços e até acidentes graves.

A ART "força" com que os profissionais, incluindo engenheiros, prestem serviços com base nas normas e regulamentações do Conselho. Fora isso, fornece garantias aos clientes de que o trabalho é realmente executado por um indivíduo ou grupo de indivíduos (empresa) habilitados, que vão assumir suas responsabilidades técnicas pelo trabalho. Quer saber quais as razões para a assinatura da Anotação de Responsabilidade Técnica? Veja a seguir!

Imagem reproduzida de Conserta Sacada

1. Cumprimento de regulamentação legal

A assinatura da Anotação de Responsabilidade Técnica é obrigatória para profissionais que prestam serviços técnicos específicos, como engenheiros, arquitetos e técnicos em segurança do trabalho, sendo exigida pelos Conselhos Regionais de Classe.

2. Responsabilidade técnica

A ART é uma forma de garantir que o profissional responsável pelo trabalho assume a responsabilidade técnica pelos serviços prestados, garantindo a qualidade do trabalho realizado.

3. Proteção do cliente

A Anotação de Responsabilidade Técnica garante que os serviços foram realizados por um profissional habilitado e que assume a responsabilidade técnica pelo trabalho, protegendo o cliente de possíveis problemas futuros.

4. Validação de projetos

A ART é necessária para a validação de projetos, como projetos de construção, e para obtenção de licenças e aprovações necessárias.

5. Demonstração de competência

A Anotação de Responsabilidade Técnica demonstra a competência e habilitação do profissional para realizar determinado trabalho, o que é importante para garantir a qualidade dos serviços prestados e para a reputação do profissional.

Imagem reproduzida de CREA-RO

Veja Também: Qual a importância da ART na Construção Civil?


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...