Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Mostra tecnológica exibe robô de quase dois metros comandado pela Internet

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 15/10/2012 2 min

Mostra tecnológica exibe robô de quase dois metros comandado pela Internet

por Eduardo Mikail | 15/10/2012
Copiado!

Rio –  A Escola Técnica Rezende-Rammel (ETRR), no Lins de Vasconcelos, realiza sua 20ª Mostra Tecnológica entre os dias 2 e 4 de outubro. Serão apresentados 135 projetos de alunos dos cursos técnicos de Petróleo e Gás, Gestão Empresarial, Química, Telecomunicações, Eletrônica, Mecatrônica, Eletrotécnica, Informática e Mecânica. A entrada é franca e o evento é aberto ao público.

O grande destaque será o Droidnet, um robô de quase dois metros de altura, operado remotamente pela Internet e que reproduz som e imagem do local de onde está. Esse projeto irá participar das feiras de tecnologia mais importantes do país: a Expotec Rio (realizada pelo CEFET), além da Mostratec (RS) e da Febrace (SP), essas duas filiadas à Intel ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia).

Outra novidade será a I.W.A (Intelligent Wheelchair Accessible), uma cadeira derodas inteligente totalmente motorizada. Além de utilizar uma bateria acoplada que pode ser carregada pela luz solar ou pela tomada, o protótipo possui ainda uma cobertura que é acionada por sensores ou pelo cadeirante para protegê-lo da chuva. “A ideia é que se evite contrair gripe, resfriado e, até mesmo, uma pneumonia”, ressalta o estudante João Pedro, criador e idealizador do projeto.

Segundo o aluno, a cadeira também pode ser controlada pelo movimento da cabeça: “Quando a pessoa move a cabeça para frente, ela anda também para frente. É um modo mais adequado para paraplégicos e principalmente para tetraplégicas usarem a cadeira com mais autonomia”, explica o jovem inventor, que também mostrará seu experimento na Expotec Rio, entre os dias 17 e 19 de outubro.

A mostra ainda apresentará um projeto premiado nas feiras Mostratec e Intel ISEF, um mecanismo robótico chamado Multitron, que tem duas finalidades: ser uma ferramenta didática e servir para testes em indústrias.

Segundo o aluno Luís Felipe, criador do Multitron, ele pode ser usado como um “kit educacional”, em que o aluno pode pôr em prática suas aulas de robótica/informática, mecânica e eletrônica. Já na indústria, seria utilizado como robô de testes. “O projeto foi todo desenvolvido com materiais reutilizados e de baixo custo”, enfatiza.

Além desses projetos, a Mostra de Tecnologia da ETRR ainda vai mostrar outras curiosidades criadas por estudantes do curso médio técnico, como, por exemplo, uma luva para ensinar libras, uma prótese portátil que auxilia em exercícios fisioterápicos para braços e antebraços e uma junta especial feita de lona e espuma para proteger profissionais que trabalham em andaimes de plataformas de petróleo e gás. Quem for à feira ainda concorre a um tablet. Para participar, basta preencher a ficha de inscrição, acessando a página da escola pelo facebook e se cadastrar na promoção.

Via O Dia

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Comentários