Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Listamos as principais ferramentas usadas em uma obra. Você sabe quais são?

por Clara Ribeiro | 31/01/2017
Copiado!

Quando a gente está na faculdade de engenharia civil nem passa pela cabeça quais são as principais ferramentas usadas em uma obra. Aliás, é difícil alguma disciplina abordar esse tema de uma forma mais aprofundada. Já falamos aqui, inclusive, sobre as máquinas utilizadas no ramo, que muitas vezes também são verdadeiros bichos de 7 cabeças para quem é recém-formado e/ou nunca estagiou em uma obra.
Se tratando dos instrumentos menores, as dúvidas são as mesmas, mas vale lembrar que se familiarizar com pelo menos uma parcela delas pode ajudar bastante na hora de começar um trabalho em construção civil.

Veja abaixo quais as principais ferramentas usadas em uma obra:

Alicates: ferramentas amplamente utilizadas pelos profissionais da construção civil, e dividem-se nas seguintes categorias: Alicate Universal, Alicate de Pressão, Alicate de Corte Frontal, Alicate de Corte Diagonal e Alicate de Bico Meia Cana.
Arcos de Serra: utilizados para o corte de materiais como aços, ferros, madeiras, plásticos, dentre outros, os arcos de serra dividem-se em Arco de Serra Regulável e Arco de Serra Fixo.
Cavadeiras: utilizadas para perfuração do solo, dividem-se em Cavadeira Reta e Cavadeira Articulada.
Chaves: amplamente utilizadas em apertos, são extremamente úteis em muitas atividades da construção civil. Dividem-se em Chave Ajustável, Chave Combinada, Chave de Fenda, Chave Estrela, Chave Inglesa e Chave Phillips.
Colher de Pedreiro: possui diversas finalidades, tanto para assentamento como para acabamento.
Desempenadeira: utilizada no alisamento da superfície onde a masseira foi colocada.
Discos de Corte: ferramentas empregadas no corte de muitos materiais como ferro, cerâmica, aço, dentre outros.
Enxadas: na construção civil é usada para virar e puxar masseiras. Divide-se em Enxadão Largo, Enxadão Estreito e Enxada Master.
Esmerilhadeiras: são usadas para esmerilar, aparar ou cortar rebarbas de superfícies diversas.

Exemplo de esmerilhadeiras


Espátulas: extremamente versáteis, as espátulas são utilizadas em muitas atividades, como na remoção da tinta, na aplicação de gesso ou de massa, entre outras aplicações.
Esquadro: utilizado para marcar o esquadrejamento de muros, paredes, janelas, portas e revestimentos.
Formão: utilizado para cortar ou entalhar madeira, pedra, ferro etc.
Furadeiras: amplamente usadas em uma variedade de funções, as furadeiras dividem-se em Furadeiras de Bancada, Furadeira de Impacto e Parafusadeiras.
Lixadeiras: ótimas ferramentas utilizadas para rebarbação e acabamentos. Dividem-se em Lixadeira para Concreto, Lixadeira Orbital, Lixadeira de Palma, Lixadeira de Cinta e Lixadeira Combinada.
Marretas: de grande resistência, as marretas são utilizadas em diversas funções. O principal modelo é a Marreta Oitavada.

Exemplo de mareta oitavada


Marteletes: Utilizados na construção civil para perfurações manuais.
Martelos: Versátil e de fácil manuseio, os martelos podem ser Tradicionais ou mesmo os modernos Martelos Demolidores e os Martelos Rompedores.
Medidores de distância: ferramenta indispensável na construção civil, os medidores de distância conferem alta precisão em medições. Seus principais modelos são os Medidores de Distância a Laser.
Picaretas: utilizadas em muitas atividades que necessitem de escavação, as picaretas dividem-se em Picareta Estreita e Picareta Chibanca.
Ponteiros: usados para realização de pequenos furos em muros, paredes e até mesmo no chão. Seus modelos podem ser com ou sem empunhaduras.
Prumo: usada para aprumar e nivelar paredes e muros, os prumos podem ser tanto o Prumo de Centro ou o Prumo Master.
Serras: utilizadas amplamente na construção civil, as serras podem ser Serras Circulares, Serras de Esquadria, Serras de Fita, Serras de Sabre e Serras Tico Tico.
Serrote: com sua lâmina larga, o serrote é utilizado na construção civil principalmente para o corte de madeira. Existem diversos modelos de serrotes, como os Serrotes de 5 Dentes, Serrotes de 7 dentes e os Serrotes de Poda.
Talhadeiras: na construção civil, são usadas para realização de aberturas em paredes para a passagem de canos de PVC, conduites ou mesmo para retirada o excesso de massa.
Fotos: Divulgação | Fonte: EPI

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários