Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Lista BDE: 5 softwares livres para usar na Engenharia

por Bernardo Lopes Frizero | 11/03/2016
Copiado!

softwarelivre-blog-da-engenharia

Sabemos que sem o uso de ferramentas computacionais, o exercício da engenharia como conhecemos hoje em dia seria de certa forma praticamente impossível, já que utilizamos vários softwares para executar análises complexas, desenhar, calcular, e até mesmo consultar informações.

Graças ao desenvolvimento da informática, temos à nossa disposição excelentes ferramentas de trabalho que facilitam e muito nossa vida. Muitas grandes empresas trabalham com softwares proprietários e gastam milhares de unidades monetárias com o investimento.

Mas nem tudo são rosas… O custo, na maioria das vezes, é relativamente alto. Então, estudantes e empresas que não podem arcar com o custo de certos softwares recorrem à pirataria (e pirataria é crime), para poderem utilizar alguns desses softwares.

Mas isso não é necessário! Listamos abaixo algumas alternativas gratuitas e livres para o uso acadêmico ou profissional.

+ Suíte de escritório: Libreoffice

libreoffice-blog-da-engenharia

Uma alternativa poderosa e gratuita ao famoso Pacote Microsoft Office que possui os programas tão usados Excel, Word e PowerPoint. Capaz de visualizar, criar e editar os arquivos .doc, .docx, .xls, .xlx, .ppt, .pptx, entre diversas outros formatos que também são suportados pela Suíte de programas Microsoft Office. Por padrão utiliza o formato livre Open Document.

Pacote Microsoft Office Pacote LibreOffice
Excel Calc
Word Writer
PowerPoint Impress

Caso queira saber mais, acesse a página do LibreOffice.

+ Ferramenta de desenho: LibreCad

librecad-blog-da-engenharia

LibreCAD é um software livre de desenho assistido por computador, ou Computer Aided Design (CAD), para projetos em 2D. A maioria dos conceitos de interface e manipulação são análogos ao AutoCAD, tornando-o mais fácil de usar para usuários com experiência neste tipo de aplicação CAD comercial. O LibreCAD usa o formato de arquivo AutoCAD DXF internamente para importar e salvar arquivos, bem como permite exportar para muitos outros formatos de arquivo.

Além do LibreCad, existe o DraftSight, que por sua vez, não é software livre, mas é gratuito para uso, desde que registrado. De todas as alternativas gratuitas que usei, esse é o melhor.

Caso queira saber mais, acesse as páginas do LibreCad ou DraftSight.

+ Cálculo Numérico: Octave, Scilab

scilab-blog-da-engenharia

Alternativas ao famoso Matlab, que, por meio de comandos programáveis faz cálculos, plotagens de gráficos, análises estatísticas e milhares de outras parafernálias. Bastando do usuário um pouco de dedicação, visto que os comandos utilizados são bem similares ou até mesmo iguais.

Caso queira saber mais, acesse as páginas do Octave ou Scilab.

+ Análise de Dados: SciDAVis

scidavis-blog-da-engenharia

SciDAVis, um acrônimo para Scientific Data Analysis and Visualization é um software livre e multiplataforma para a plotagem interativa de gráficos científicos e análise de dados. Seu desenvolvimento iniciou em 2007 como uma bifurcação do QtiPlot que, por sua vez, é um clone do software proprietário Origin.

Caso queira saber mais, acesse a página do SciDAVis.

+ Sistema Operacional: Linux

Eis aqui um ponto de debate interessante, pois indiscutivelmente, a maior parte dos computadores no Brasil rodam o sistema operacional Windows e muitas pessoas já são habituadas ao uso. Muitos computadores já vem com o sistema instalado de fábrica, o que implica que você paga a licença de uso inclusa no valor do equipamento.

Pensando em economia de dinheiro, que é o nosso foco, ao utilizar o Linux, você economiza dinheiro com licença de sistema e consegue utilizar todos os programas listados acima.

Existem várias distribuições disponíveis para Linux, caso queira saber sobre a distribuição que eu uso, clique aqui.

+ E você, amigo engenheiro?

Já utiliza algum dos softwares acima? Conhece outras alternativas interessantes, alguma dica ou ideia? Compartilhe nos comentários!

Copiado!

Comentários