Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Lista BDE: 4 dicas simples para diminuir a conta de luz

por Engenharia 360 | 20/02/2018
Copiado!

Seja pelo aumento das tarifas por parte do governo ou pela quantidade cada vez maior de eletrônicos e eletrodomésticos dentro de casa, a conta de luz aumenta a cada ano que passa, concorda? Pensando nisso, o Blog da Engenharia preparou 4 dicas simples, mas que fazem toda a diferença, na hora de economizar. Confira!

1) Comece a trocar seus aparelhos obsoletos

Imagem: Electrolux

É claro que você não vai sair trocando todos os eletrônicos da casa de uma vez só, mas saiba que um dos piores vilões da sua conta de luz é o uso de aparelhos antigos, como aquela geladeira de mais de 30 anos ou um forno que consome o dobro do que um atual. Quando for trocar os eletrodomésticos, é importante também sempre ficar ligado no nível de consumo estipulado pelo Inmetro, dando preferência pelos que possuem consumo “A”.

2) Carregador na tomada gasta energia sim!

Imagem: Esgotécnica

Essa depende apenas de você, sem precisar investir 1 real em um novo aparelho, nem nada! Sabe aquele carregador de celular que fica plugado na tomada o dia inteiro, mesmo que não esteja sendo usado? Ao contrário do que dizem por aí, ele gasta energia sim. Se você mora em uma casa com mais algumas pessoas e todas elas deixam o carregador na tomada 24 horas por dia, saiba que você está gastando algumas dezenas de reais a mais todos os meses.

3) Abra as janelas!

Crédito: Pixabay

Um dos erros mais clássicos que joga o valor da sua conta de energia lá para cima é a falta da utilização de luz natural durante o dia. Muitas pessoas acabam acendendo uma lâmpada ou ligando um ventilador por mera acomodação, ao invés de arejar e iluminar a casa naturalmente.

Caso você ainda esteja planejando a arquitetura de sua casa, fica a fica: procure sempre colocar janelas na maioria dos cômodos e também em uma posição que o sol consiga iluminar de maneira mais efetiva.

4) Lâmpada incandescente nunca mais

Esta é a campeã de gastos de energia desnecessário no fim do mês. Caso você ainda utilize lâmpadas incandescentes (que já nem são mais vendidas pelo alto consumo), recomenda-se trocá-las imediatamente!

Para se ter uma ideia, uma conta simples mostra que novas tecnologias de lâmpadas pode significar uma economia de 75% nos custos final. Caso opte pelas lâmpadas fluorescentes, sua economia já será notada, entretanto caso queira investir um pouquinho mais e adquirir lâmpadas de LED, o retorno a longo prazo é ainda mais impressionante.

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários