Engenharia 360

Como um jogo pode ajudar a reconstruir Notre Dame?

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 23/04/2019 | Atualizado em 06/06/2022 3 min
Imagem: meiahora.ig.com.br

Como um jogo pode ajudar a reconstruir Notre Dame?

por Larissa Fereguetti | 23/04/2019 | Atualizado em 06/06/2022
Imagem: meiahora.ig.com.br
Engenharia 360

No último dia 15, a famosa Catedral de Notre Dame, em Paris, foi consumida por enormes labaredas de fogo, deixando o mundo chocado. Foi um evento tão triste quanto ver o nosso Museu Nacional (e nossa história) incendiado. Porém, a boa notícia é que será possível contar com a ajuda do jogo Assassin’s Creed na reconstrução da igreja.

Notre Dame Assassin's Creed
Imagem: veja.abril.com.br

Assassin’s Creed e Notre Dame

Assassin’s Creed é um jogo de ação e aventura da produtora francesa Ubisoft que passa por vários momentos e também monumentos históricos, incluindo Notre Dame. Nele, o jogador pode assumir o papel de um assassino em tempos remotos, como a França revolucionária. É nesse ponto que ele se torna tão importante para a reconstrução da Catedral.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A construção do jogo reproduziu, por exemplo, Notre Dame durante a Revolução Francesa de forma praticamente idêntica. O trabalho minucioso foi da designer Caroline Miousse, que levou quase dois anos para criar o modelo do local.

Notre Dame Assassin's Creed
Imagem: comboinfinito.com.br

Além do jogo, a ideia é usar também as imagens a laser
provenientes do trabalho do historiador Andrew Tallon, que fez um
escaneamento 3D da igreja. A esperança é de que seja possível
reconstruir os detalhes que tornavam o local tão especial.

O que a Engenharia pode fazer?

Agora, a Engenharia tem um papel fundamental para ajudar na reconstrução. Ao lado de arquitetos, designers, historiadores e toda uma equipe multidisciplinar, os engenheiros darão o suporte para a reerguer Notre Dame. Um verdadeiro desafio.

Ao longo dos anos, vimos vários locais históricos serem consumidos pelo fogo ou por outros eventos catastróficos. Um recente, mas cuja ferida ainda dói, é o Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro. Com ele, grande parte da nossa história foi transformada em cinzas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Claro que há formas de evitar que alguns acidentes aconteçam, mas sabemos que nem sempre é possível. É por isso que a tecnologia está ganhando um papel fundamental. Escaneamento 3D dos locais, por exemplo, é uma ferramenta que pode contribuir para que o acervo histórico seja visitado de modo online e que pode auxiliar muito na reconstrução, como acontece com Assassin’s Creed e com os dados de Tallon para Notre Dame.

Notre Dame Assassin's Creed
Imagem: gazetadopovo.com.br

Notre Dame: uma história para contar

A Catedral gótica icônica começou a ser construída em 1163 e foi finalizada quase duzentos anos depois, em 1345. Desde então, ela foi o palco de uma série de acontecimentos registrados pela história, como a coroação de Napoleão (ou sua auto-coroação, para falar a verdade) e de Henrique VI e a beatificação de Joana D’Arc.

Notre Dame Assassin's Creed
Imagem: gazetadopovo.com.br

Parte do grande sucesso de Notre Dame é devido à história do Corcunda que habitava a Catedral, um romance de Victor Hugo (mesmo autor de Les Misérables) de 1831. Porém, é bem provável que seu primeiro contato com a história tenha sido por meio do filme da Disney.

Notre Dame
Imagem: curiosidadeseafins.blogspot.com

Agora, a esperança é que a Catedral seja reconstruída o mais rápido possível, mas isso ainda deve demorar para ficar pronto. É preciso um trabalho detalhista. A boa notícia é que o local já arrecadou uma quantia enorme a reconstrução.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: The Verge; New York Post; CBS News.

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo