O mundo da engenharia e do design industrial é bastante dinâmico, mudando constantemente em velocidade acelerada. Especialistas vêm afirmando que estamos hoje diante de um momento de grande transformação tecnológica, e que a próxima década será ainda mais desafiadora e surpreendente. Dentre esses especialistas está Jensen Huang, CEO da NVIDIA, considerado o rosto por trás da revolução da Inteligência Artificial global e um dos palestrantes confirmados para o palco principal do 3DEXPERIENCE World 2026 — que contará, inclusive, com a cobertura do Engenharia 360.

O evento, que acontecerá em Houston, no Texas, entre os dias 1 e 4 de fevereiro deste ano, não será apenas mais uma conferência sobre SOLIDWORKS e outras soluções Dassault Systèmes. Muitos assuntos relevantes às engenharias serão abordados, como projetos, simulações e fábricas, além da evolução do CAD para a transição para a IA física.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conhecendo Jensen Huang, o visionário por trás da NVIDIA

A NVIDIA é uma empresa americana líder no mercado de unidades de processamento gráfico (GPUs). Ela inicialmente trabalhava apenas com placas de vídeo, mas hoje também é fornecedora de chips e plataformas para supercomputadores, data centers, carros autônomos e outras áreas de computação de alto desempenho. Seu diferencial de negócio está em operar como uma fábrica “fabless” (sem fábrica própria), ou seja, terceirizando a produção.

Atuando como líder da empresa, Jensen Huang é responsável por definir a visão estratégica e tomar decisões cruciais de longo prazo, além de supervisionar as operações e garantir o crescimento e sucesso do negócio. Ele foi o responsável por conduzir a NVIDIA a transformar o mercado de inteligência artificial, dando início à “Era da Computação Acelerada”. Para se ter uma ideia, são as suas GPUs que hoje alimentam desde chatbots até sistemas complexos de condução autônoma.

Jensen, que é taiwanês-americano, tem formação em Engenharia Elétrica. Dentre suas propostas de design mais ousadas está o “Omniverse”, plataforma de simulação 3D em nuvem que cria mundos virtuais hiper-realistas para treinar inteligência artificial.

O que é o 3DEXPERIENCE World?

A conferência 3DEXPERIENCE World é um dos principais eventos de engenharia global. Realizada todos os anos desde 2018 nos Estados Unidos, ela funciona como ponto de encontro de engenheiros, designers, fabricantes e empreendedores que utilizam o ecossistema da Dassault Systèmes, incluindo as ferramentas do SOLIDWORKS e da plataforma 3DEXPERIENCE.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No ano passado, por exemplo, presenciamos no evento as principais novidades quanto ao Apple Vision Pro, também sobre a Boston Dynamics e muitos outros cases de sucesso ligados à plataforma 3DEXPERIENCE. Para este ano, temos a expectativa de ver a engenharia ainda mais integrada à inteligência artificial, à simulação avançada e aos gêmeos digitais. E, para nossa felicidade, temos a notícia do testemunho dessa união (originada ainda em 2002) de dois ecossistemas que estão moldando o futuro da indústria: o da Dassault Systèmes e o da NVIDIA.

3DEXPERIENCE WORLD 2026
Imagem divulgação 3DXW26

O que Jensen Huang fará no 3DXW26?

Jensen Huang foi convidado para a Sessão Geral do 3DEXPERIENCE World do dia 2 de fevereiro. Participarão também desse painel representantes de empresas como PSYONIC (de próteses sensoriais) e Westwood Robotics (humanoides), além do CEO da SOLIDWORKS, Manish Kumar. Na ocasião, devem ser apresentadas a IA Física e o NVIDIA Omniverse, com foco na sua relação com as ferramentas da Dassault Systèmes — como a Cloud API, agora incorporada à plataforma 3DEXPERIENCE.

Segundo a programação do 3DXW26, Huang vai mostrar como simular cenários perigosos – como colisões de veículos ou robôs em fábricas – milhares de vezes em minutos, sem riscos reais. Para engenheiros, isso significa protótipos mais rápidos e seguros.

IA física, gêmeos virtuais e simulação

Cada vez mais temos acompanhado o avanço assombroso da tecnologia de inteligência artificial. Sua melhor qualidade é, sem dúvidas, processar um grande volume de dados — informações espaciais, propriedades de materiais, comportamentos de sistemas e mais. E a combinação de Virtual Twins e Omniverse tornou esse processo mais rápido, permitindo criar mais facilmente réplicas detalhadas de fábricas, robôs e até cadeias de suprimentos inteiras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esses ambientes virtuais permitem simular milhares de cenários, testar falhas, treinar algoritmos de IA e otimizar processos antes que qualquer decisão seja aplicada no mundo real. Para a engenharia, isso significa mais segurança, menos custos e ciclos de inovação muito mais rápidos.

Quais as perspectivas para o futuro da engenharia?

A perspectiva de termos o CEO da NVIDIA palestrando no 3DEXPERIENCE World já pode ser um indicativo de que o futuro da indústria será definido pela interação profunda entre software, hardware, simulação e inteligência artificial.

Reiteramos o que sempre dissemos aqui, no Engenharia 360: não devemos temer a evolução tecnológica. Engenheiros não serão substituídos por ela — pelo menos não aqueles que forem capazes de trabalhar com plataformas digitais, interpretar simulações avançadas e colaborar com sistemas inteligentes. Daqui por diante, devemos ficar mais atentos à IA física que, diferente da IA digital (que processa textos ou imagens), age no mundo real. Estamos falando de robôs que manipulam objetos, carros autônomos que evitam acidentes e drones em canteiros de obra.

IA conversacional erra e corrige; IA Física erra e mata. Solução? Simulações virtuais.

Para não perder as novidades sobre IA, manufatura e o ecossistema SOLIDWORKS, fique de olho no nosso site e siga nossas redes sociais. Teremos bastidores exclusivos, entrevistas e análises técnicas publicadas diariamente para que você se sinta dentro do evento!

Veja Também: Gêmeos Virtuais: o que são e quais aplicações?


opção 1 - legenda 3dexperience world 2026

Fontes: The AI.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Nossa missão é mostrar a presença das engenharias em nossas vidas e a transformação que promovem, com precisão técnica e clareza.