É um pássaro? É um avião? É um donut voador? Não, mas parece muito com um. O brinquedinho da foto é uma espécie de balão inflável que produz energia eólica a uma altura superior a das torres convencionais desse tipo de energia e que parece muito com um donut.
No jogo para reduzir a utilização de combustíveis fósseis, a Altaeros Energies, que foi fundada em 2010 no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) com a missão de implantar primeira turbina eólica aérea comercial do mundo, foi literalmente alto com o projeto. A invenção elimina os desafios logísticos de aproveitamento de energia renovável em locais remotos, além de aproveitar ventos mais altos.
O Buoyant Airborne Turbine (BAT) gera mais de duas vezes a energia das barulhentas turbinas montadas em torres. O balão é recheado de gás hélio e, além dele, ainda há a turbina, os cabos e a estação terrestre. Mas pode tirar o donut da chuva: o ponto fraco da engenhoca é não suportar tempestades.
Confesso que dessa vez eu fiquei muito surpresa com a capacidade dos inventores e espero daqui a alguns anos ver um BAT circulando por aí. Por enquanto, eu me contentei com o vídeo do funcionamento dele:
[youtube //www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kldA4nWANA8]
Mais informações a respeito do projeto você encontra no site da Altaeros Energies.

Larissa Fereguetti
Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.