Portal Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

HP50G x TI NSpire - Quais as principais diferenças dessas duas calculadoras para engenharia?

Engenharia 360

18/12/2018

POR Larissa Fereguetti 18/12/2018

  • Calculadora
  • HP50g
  • HP50G x TI NSpire CX
  • Texas Instruments
  • TI NSpire CX
  • TI-Nspire

Praticamente todo estudante de engenharia já se deparou com a pergunta: qual calculadora eu compro? Certamente, a primeira a ser cogitada é a HP50G, que é uma das mais famosas no Brasil. Porém, fora do país, ela compete com TI NSpire. Para te ajudar na escolha, nós vamos lista as principais vantagens e desvantagens das duas e fazer um comparativo HP50G x TI NSpire.

HP50G x TI NSpire

Imagem: chegg.com

+ HP50G

A HP faz variados tipos de conta e é muito útil durante o curso de engenharia. Ela plota gráficos, possui entrada para cartão SD, cabo USB e mais de 23.000 funções. Dentre elas, é possível citar integração, diferenciação, frações, conversões, gráficos, funções estatísticas e outras. Os modos de entrada são: algébrico, Notação Polonesa Reversa (RPN) e texto.

HP50G x TI NSpire

A tela é considerada grande, com 131×80 pixels, e a memória total é de 2.5MB com 512KB de RAM e 2MB de flash ROM. A visualização de gráficos pode ser feita em 2D e 3D.

Um dos grandes problemas da HP50G é o preço. Comparada à calculadoras mais simples, como a famosa Casio S-V.P.A.M, ela é praticamente dez vezes mais cara. Muitos professores também não permitem o uso dessa calculadora, o que também contribui para que alguns alunos não comprem.

+ TI NSpire

A Texas Instruments NSpire, ao contrário da HP50G, não é tão famosa no Brasil. Aqui no BDE nós já mostramos um review completo da TI NSpire CX.

HP50G x TI NSpire

Como a HP50G, ela também conta com várias funções, desde calculadora comum até gráficos, geometria, estatística, inserção de imagens e outras. A tela possui 320×140 pixels e há 100MB de memória de armazenamento e 64MB de memória de funcionamento.

Famosa e recomendada por professores nos Estados Unidos, ela possui a vantagem de ser muito rápida para realizar mesmo contas complexas. Uma desvantagem é a licença do software, que vale por apenas um ano.

Uma particularidade desta calculadora é a Spreadsheet, que é como o Excel, porém adaptado. Há também uma interface para ser usada no computador. Por meio dela, você pode digitar no seu computador e armazenar na calculadora, o que facilita muito o trabalho. Ainda, é possível armazenar uma folha de cálculo para cada disciplina, por exemplo, de forma que você pode salvar tudo.

HP50G x TI NSpire

Imagem: calculatorking.com.au

Há touchpad com cursor na tela da calculadora e é possível mover arquivos dentro das pastas como em um computador. Para conectar ao wi-fi, é necessário um acessório vendido de forma separada.

+ HP50G x TI NSpire

Uma das grandes vantagens da NSpire sobre a HP50G é que a primeira é muito mais rápida. Ela só fica mais lenta quando a memória está muito cheia. Com relação ao tempo, todo estudante de engenharia sabe como ele é precioso nas provas. No vídeo abaixo (HP50G x TI NSpire) é possível ver que a HP50G demora muito mais para resolver o mesmo cálculo.

A tela da NSpire também apresenta melhor qualidade que a HP50G. Além disso, essa calculadora é mais fácil de usar, enquanto a HP50G requer um pouco de prática. Muitas pessoas que tem a HP50G não conseguem utilizar nem um décimo de todas as suas funcionalidades.

Enquanto a HP50G requer pilhas do tipo AAA, a NSpire carrega via USB. Escolher entre as duas também considera escolher entre trocar pilhas (quem tem HP costuma sempre ter pilhas sobrando na mochila) ou trocar a bateria quando a NSpire fica com problemas. O tempo de vida estimado da bateria é de 3 anos e há vários tutoriais na internet ensinando a trocar. Vale ressaltar que a duração da bateria da NSpire durante o uso normal é considerada muito boa.

Por outro lado, é mais difícil comprar a TI NSpire no Brasil, além do fato de que, quando encontrada por aqui, ela é, normalmente, mais cara que a HP50G. Além disso, ainda há o problema do software.

Assim, é necessário ponderar qual dessas calculadoras te atenderá melhor. Se você quer velocidade, certamente a TI NSpire é mais indicada. Por outro lado, se você não quer procurar muito para encontrar para comprar, é mais fácil adquirir a HP50G. Não é difícil encontrar tutorias em português ensinando como usar algumas funções. Uma dica é pesquisar antes qual a calculadora que seus professores mais aceitam durante as provas (se você estiver comprando uma para usar durante a faculdade).

Referências: Texas Instruments; HP; Staples.

Calculadora
HP50g
HP50G x TI NSpire CX
Texas Instruments
TI NSpire CX
TI-Nspire

Larissa Fereguetti

Engenheira Sanitarista e Ambiental. Mestre e doutoranda em Modelagem Matemática e Computacional. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

mais
Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

20 Resultados
6 motivos para você conhecer o SOLIDWORKS World 2019
6 coisas que estudantes de engenharia podem fazer para aproveitar as férias
Lista de aplicativos para engenharia de Dezembro! Confira!
Telescópio com espelho de 39 metros de diâmetro está em construção no Chile
10 árvores de Natal feitas (certamente) por engenheiros(as)
7 filmes (não natalinos) para ver na Netflix no final de ano
7 coisas que engenheiros/estudantes de engenharia passam no Natal em família
O projeto de Pontes em Concreto
HP50G x TI NSpire - Quais as principais diferenças dessas duas calculadoras para engenharia?
BDE Explica: O que é cota de arrasamento?
Bioengenharia: conheça o rim artificial que promete substituir a hemodiálise
Startup fundada por brasileiro cria nanosatélite que promete soluções para a agricultura
Terminei a faculdade, e agora?
BDE Review: Scanner Portátil EPSON ES-300W para engenheiros
Como a Samsung DeX e o Galaxy S9 mudaram completamente o dia a dia de um engenheiro
Brasil perde R$56 bilhões por ano por falta de investimento em saneamento
Testamos o novo Motorola One. Confira nossa opinião!
Aplicativos para Engenharia: Confira nossa lista de Novembro!
Testamos a nova e incrível Xiaomi Mi Band 3, a pulseira inteligente chinesa
Descubra como usar a HP para o cálculo de vigas com o VigaG
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

20 Resultados
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Escolha a engenharia do seu interesse