Engenharia 360

O guindaste mais alto do mundo para turbinas eólicas

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/07/2024 | Atualizado em 13/07/2024 3 min
Imagem de WindSpider reproduzid de Interesting Engineering

O guindaste mais alto do mundo para turbinas eólicas

por Redação 360 | 10/07/2024 | Atualizado em 13/07/2024
Imagem de WindSpider reproduzid de Interesting Engineering
Engenharia 360

Neste momento, a Engenharia de Energia tem um problema para resolver. É que, com o aumento da demanda por energia limpa e renovável, as estruturas de turbinas eólicas estão cada vez mais caras, pesadas e maiores (superior a 310 metros). Imagina o desafio de instalar essas máquinas colossais no meio do oceano, por exemplo. Certamente é uma tarefa logística e tanto. Mas parece que a empresa norueguesa WindSpider pode ter uma solução para o caso, um guindaste inovador. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

Funcionamento do guindaste da WindSpider

Hoje, a tarefa de instalar turbinas eólicas no oceano é resolvida com navios guindaste que balançam e flutuam nas ondas, o que aumenta significativamente a complexidade e o custo do processo. Neste contexto, a WindSpider está propondo uma inovação na elevação de turbinas. O plano da empresa é reduzir esses custos operacionais em mais de 50%. Para isso, desenvolveu o projeto, em parceria com a Leirvik Group AS, de uma estrutura de alumínio autoerigível leve e versátil que poderá ser o guindaste mais alto do mundo para turbinas eólicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A proposta é a seguinte: um suporte que possa eliminar o movimento relativo entre o guindaste e a turbina em ambientes marítimos instáveis.

guindaste mais alto do mundo para turbinas eólicas
Imagem de WindSpider reproduzid de Interesting Engineering

Instalações de turbinas eólicas offshore

Na prática, haveria uma espécie de gaiola em torno da torre da turbina, permitindo a elevação de componentes pesados. O guindaste da WindSpider (com capacidade de carga superior a 1.500 toneladas) ficaria instalado na abertura acima da torre da turbina, com espaço suficiente entre seus braços para elevar e posicionar a enorme nacele do gerador no topo. E uma ferramenta especial agarraria as pás individuais da turbina diretamente do convés do navio e fixá-las na lateral da estrutura do andaime, permitindo que elas sejam elevadas e posicionadas com precisão.

guindaste mais alto do mundo para turbinas eólicas
Imagem de WindSpider reproduzid de Olhar Digital
guindaste mais alto do mundo para turbinas eólicas
Imagem de WindSpider reproduzid de Olhar Digital

Vantagens da nova tecnologia

Diferente dos processos de instalação hoje utilizados, o guindaste "aranha" da WindSpider utilizaria as próprias torres das turbinas eólicas como suporte, eliminando a necessidade de navios-guindaste - se bem que a máquina também serviria para turbinas fixas.

Não haveria limitações práticas de peso e altura (acompanhando o "crescimento" dessas estruturas de engenharia), além de ambientes ventosos e mais. E para completar, a empresa projetou ainda um equipamento adicional para realização de manutenções in loco, o que deve reduzir ainda mais custos operacionais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Impacto potencial na indústria eólica

Com a introdução no mercado de maquinários como o guindaste da WindSpider, é possível que o setor de Engenharia de Energia possa expandir ainda mais para águas profundas e locais remotos, com novas possibilidades para a geração de energia renovável em escala global. A partir da redução de custos, o modelo passa a ser mais competitivo. Assim sendo, estruturas de turbinas mais pesadas e maiores deixam de ser uma questão desafiadora.

Tanto é que essa visão de futuro tem potencial de se tornar realidade que outras empresas estão investindo no projeto da WindSpider - por exemplo, a empresa alemã RWE e a agência norueguesa Norway. Esse seria um passo significativo em direção à sustentabilidade energética. É bem provável que as coisas evoluam ainda mais, com a engenharia oferecendo mais e mais soluções eficientes e acessíveis para o mercado de energia renovável.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Interesting Engineering.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo