{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Engenharia Ambiental e Sanitária

Transformando resíduos em recursos: o caminho da energia gerada a partir de lixo


Recentemente, foi divulgado que a cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, receberá uma planta piloto para gerar energia a partir de resíduos sólidos, também conhecido como lixo. Essa unidade de teste será instalada em uma área de aterro sanitário, integrando um projeto maior para implantação de uma usina em escala industrial. O objetivo é que essa iniciativa sirva de modelo para outros municípios do país, especialmente no que diz respeito ao processo de emissão de licenças ambientais.

Inicialmente, o sistema terá como objetivo atender a 32 municípios, com a usina tendo capacidade para tratar cinco toneladas de resíduos por dia. A tecnologia utilizada para esse processo foi desenvolvida pela Universidade de Caxias do Sul. Mas afinal, como é que lixo ou resíduos sólidos podem se tornar fonte de energia? O Engenharia 360 explica em detalhes no texto a seguir. Não deixe de conferir!

Reator de menor capacidade foi utilizado na fase de análise dos resíduos - Foto reproduzida de Gaúcha ZH

O que torna os resíduos sólidos ou lixo fonte de energia

Os resíduos sólidos ou lixo podem se tornar fonte de energia através de processos de conversão térmica ou biológica. Na conversão térmica, os resíduos são queimados em um processo controlado, produzindo vapor que pode ser utilizado para gerar eletricidade. Na conversão biológica, os resíduos são decompostos por microrganismos em condições anaeróbicas, produzindo biogás que pode ser utilizado como combustível.

Além disso, a geração de energia a partir de resíduos sólidos ou lixo tem um grande potencial para reduzir a quantidade de lixo destinada aos aterros sanitários, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a redução dos impactos negativos causados pela disposição inadequada de resíduos.

Imagem de HeamnaManzur em Pixabay

Como é possível gerar energia a partir de lixo ou resíduos sólidos urbanos

A geração de energia limpa a partir de resíduos sólidos urbanos é possível através de processos que utilizam tecnologias avançadas de tratamento e aproveitamento de lixo. Algumas das principais tecnologias utilizadas são:

  • Incineração: processo de queima controlada do lixo para geração de energia térmica, que pode ser transformada em energia elétrica.
  • Digestão anaeróbica: processo biológico que permite a produção de biogás a partir do tratamento de resíduos orgânicos, como restos de alimentos e dejetos animais.
  • Pirólise: processo de transformação do lixo em gás combustível, líquido ou sólido, por meio da aplicação de alta temperatura em ambiente sem oxigênio.
  • Gaseificação: processo de transformação do lixo em gás combustível, através da aplicação de alta temperatura e pressão em ambiente controlado.

É importante ressaltar que, para garantir que a energia gerada a partir de resíduos sólidos urbanos seja limpa e sustentável, é necessário adotar práticas de gestão integrada de resíduos sólidos, que incluem a redução na geração de lixo, a reciclagem e a destinação adequada do que não pode ser aproveitado energeticamente.

Veja Também: Lixo de construção pode virar biocombustível – Veja como!

Planta piloto de usina industrial

Uma planta piloto de usina industrial pode ser usada como teste de viabilidade técnica e econômica do processo de geração de energia a partir de resíduos sólidos. Essa planta é geralmente construída em escala reduzida em relação a uma usina de grande porte, permitindo que sejam avaliados os impactos ambientais e as condições operacionais do processo de tratamento e geração de energia.

Nessa etapa, são realizadas verificações do desempenho da tecnologia, as emissões de gases poluentes, a qualidade da energia gerada, a eficiência energética e mais. Além disso, a planta piloto pode ser utilizada como referência para a construção de uma usina industrial em escala completa, permitindo que sejam feitos ajustes e melhorias no processo antes da implantação em larga escala.

Imagem de VP68 em Pixabay

Veja Também: Conheça a maior termelétrica que transforma lixo em energia do Brasil

Os benefícios deste modelo para a Matriz Energética Brasileira

A geração de energia a partir de resíduos sólidos pode trazer diversos benefícios para a matriz energética brasileira. Em primeiro lugar, contribuir para diversificar a matriz energética do país, reduzindo a dependência de fontes fósseis e aumentando a participação de fontes renováveis e limpas. Além disso, a geração de energia a partir de lixo pode contribuir para reduzir os impactos ambientais associados ao descarte inadequado de resíduos, como a contaminação do solo, do ar e da água.

Outro benefício é que a energia gerada a partir de resíduos sólidos ou lixo pode ser utilizada em diversas aplicações, como a geração de eletricidade, o aquecimento de ambientes e processos industriais, entre outros. Essa diversidade de aplicações pode contribuir para atender às demandas de diferentes setores da economia, reduzindo a vulnerabilidade do país a oscilações de preços e oferta de outras fontes de energia.

Por fim, a geração de energia a partir de resíduos sólidos pode contribuir para a geração de empregos e renda, especialmente em regiões com altos índices de desemprego e baixo desenvolvimento econômico. Isso ocorre porque a instalação e operação de usinas de geração de energia a partir de lixo demanda mão-de-obra especializada, além de incentivar a cadeia de fornecedores de equipamentos e insumos associados.

Imagem de prvideotv em Pixabay

Veja Também: Estudantes brasileiros criam método para extrair ouro de lixo eletrônico

O que diz a Política Nacional de Resíduos Sólidos sobre o tema

A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece diretrizes para a gestão integrada e o gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil. Com relação à geração de energia a partir de lixo, ela prioriza a redução, reutilização e reciclagem antes da destinação final para geração de energia.

A PNRS incentiva, por exemplo, a adoção de tecnologias sustentáveis e o desenvolvimento de novas tecnologias para tratamento e geração de energia a partir de lixo. Inclusive com critérios e padrões estabelecidos para o controle e monitoramento das emissões atmosféricas e líquidas, além do gerenciamento dos resíduos gerados nas unidades de geração de energia a partir de resíduos sólidos.

A política reconhece a importância da geração de energia a partir de resíduos sólidos como uma alternativa sustentável, desde que medidas necessárias sejam adotadas para garantir a preservação do meio ambiente e a proteção da saúde pública.

Veja Também:


Fontes: Gaúcha ZH, Gazeta do Povo, BW Biosphere World.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...