{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Vida Universitária

Engenharia para a terceira idade: as melhores faculdades para se matricular


Você se acha muito velho para fazer faculdade? Bobagem! No Brasil, a terceira idade é comumente definida a partir dos 60 anos de idade, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003). Contudo, com o aumento da expectativa de vida e a melhora do sistema de saúde, é possível que essa idade referencial seja elevada para 65 anos em um futuro próximo. É importante destacar que a classificação etária da terceira idade não implica em limitações para o ingresso ou reingresso dessas pessoas no mercado de trabalho, ou no ambiente escolar.

Uma curiosidade interessante é que é possível exercitar o cérebro em qualquer idade, já que ele é um músculo que pode ser treinado. O estudo é uma ótima forma de exercício e muitos indivíduos acima de 50 anos estão voltando para a sala de aula para se manterem ativos e até realizarem o sonho da conquista do diploma de Ensino Superior. Conforme os dados do Censo da Educação Superior de 2017, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o número de idosos matriculados em cursos de graduação aumentou em 46,3%.

Imagem de asierromero em Freepik

Vantagens de fazer faculdade na terceira idade

Atualmente, há uma tendência de envelhecimento geral da população e as pessoas que chegam a essa faixa etária estão mais motivadas do que nunca. Elas desejam se manter atualizadas, têm vontade de aprender e até pensam em construir uma nova carreira após aposentadas.

Em resposta a essa demanda, as instituições de ensino estão abrindo mais possibilidades para os idosos, oferecendo cursos e programas específicos para atender às suas necessidades. Além disso, o mercado de trabalho está despertando para o potencial que a maturidade tem a oferecer, reconhecendo a experiência e o conhecimento acumulados ao longo dos anos como uma valiosa contribuição para a força de trabalho.

Não há mais desculpas para não ingressar no Ensino Superior mesmo na terceira idade! Atualmente, é possível estudar a distância, com a comodidade de não precisar se deslocar diariamente até a instituição de ensino e ainda obter um diploma reconhecido no mercado de trabalho.

Imagem de gpointstudio em Freepik

Veja Também:

Está na terceira idade? Que tal estudar e trabalhar com Engenharia?

Melhores faculdades de Engenharia para pessoas terceira idade

Antes de fazer sua escolha, uma dica importante é verificar a existência de unidades de ensino em sua região, bem como encontrar as escolas com melhor qualidade em todo o Brasil.

Para isso, você pode consultar o site e-MEC, que é atualizado regularmente pelo Ministério da Educação. Nesse site, é possível encontrar uma análise detalhada dos cursos e das faculdades do país, inclusive os oferecidos na modalidade EAD. Cada curso e faculdade recebe uma nota de 1 a 5, sendo que as avaliações de 1 ou 2 são consideradas insuficientes, enquanto as notas de 3 a 5 são as melhores.

Segue abaixo uma lista de cursos de Engenharia recomendados para a terceira idade em faculdades brasileiras:

  • Engenharia Civil
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia Química
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia de Telecomunicações

Esses cursos oferecem oportunidades para aprendizagem contínua, aprimoramento de habilidades técnicas e desenvolvimento de conhecimentos em áreas que possuem grande demanda no mercado de trabalho. Além disso, podem ser uma opção interessante para pessoas que buscam uma nova carreira ou que desejam continuar atuando em suas áreas de interesse. É importante lembrar que a escolha do curso deve considerar as aptidões e interesses de cada indivíduo.

Cursar uma graduaçãoreconhecida pelo MEC confere diploma válido no mercado de trabalho, permitindo que profissionais da terceira idade invistam em novas carreiras e pós-graduações para ampliar oportunidades e manter-se atualizado.

Imagem de senivpetro em Freepik

Como entrar na faculdade sendo da terceira idade

Voltar à faculdade na terceira idade pode ser desafiador para muitos, pois é necessário estar atualizado com os conteúdos do ensino médio e enfrentar vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No entanto, existem opções mais fáceis de garantir vaga no Ensino Superior, como vagas reservadas em algumas graduações para pessoas mais velhas e processos seletivos facilitados. Além disso, quem já possui um curso superior pode conseguir vaga por reingresso, sem a necessidade de fazer vestibular em algumas instituições particulares.

Veja Também:


Fontes: Guia da Carreira.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...