{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Engenharia Eletrônica

Confira como foi a evolução do celular com o passar dos anos


Nem precisamos dizer o quanto a comunicação no mundo ficou diferente após a invenção do celular, não é mesmo? Também mexeu com o modo como convivemos em sociedades. E assim como outras tecnologias, houve também uma notável evolução do celular ao longo dos anos. Agora, até brincamos ao dizer que os novos celulares "até fazem ligação telefônica", por que, com eles, conseguimos acessar à internet, mandar SMS ou fazer fotos pela câmera. E a inovação deste aparelho certamente só está começando! Confira, a seguir, como foi a evolução do celular!

Anos 70

A história dos celulares começou em 1973, com o primeiro lançamento de aparelho idealizado pelo engenheiro eletrônico Martin Cooper. Só que, nesta época, os equipamentos eram enormes, pesados e custavam uma grande fortuna. A exemplo do primeiro Motorola, o DynaTAC, de 1974. O mesmo, em rede analógica, só foi liberado para o público em 1984, contendo teclado numérico de base, display de uma linha, agenda para 30 números, e bateria com apenas 1h de duração em tempo de conversação. Mesmo assim, era revolucionário para a época. Mas foi descontinuado duas décadas depois.

Imagem reproduzida de Georges Frédéric Gubert

1990

Aqui começou a ser possível o envio das mensagens de texto. Também, na evolução do celular, já se via processadores de sinais digitais e de alta tecnologia - redes iDEN, CDMA, GSM, que duraram até a virada do milênio. Nesta década, com o desenvolvimento da rede de telefonia móvel em nosso país, o comércio brasileiro ganhou seu primeiro celular, o Motorola PT-550, com tela que mostrava apenas 7 dígitos e alerta do sistema. Esse, se você não lembra, é o famoso "tijolão"!

Imagem reproduzida de Noticias R7

Observação: a primeira mensagem de texto da história foi “Feliz Natal”, enviada em 3 de dezembro de 1992 por um engenheiro que trabalhava na Vodafone, operadora do Reino Unido. Ele digitou a mensagem no computador como teste e encaminhou para um aparelho modelo Orbitel 901, que pertencia ao diretor da mesma empresa.

Imagem reproduzida de Flickr

1993

Na evolução do celular, este foi o ano do primeiro aparelho, lançado pelas parceiras IBM e BellSouth, a incluir funcionalidades de PDA, que permitia o envio e recebimento de chamadas de voz. O sistema ainda continha agenda de contatos, calendário, relógio, bloco de notas, e mais. Além disso, também foi a primeira vez em que se usou a tela sensível ou touchscreen, com uso de canetas ou dedos para fazer chamadas e criar notas.

Imagem reproduzida de Gizmodo

1996

Neste ano, a Motorola lançou uma atualização chamada StarTAC, como o primeiro telefone flip de verdade. Ele operou em redes GSM nos Estados Unidos; e o mesmo incluía o suporte para mensagens de texto SMS, funções digitais diversas, e suportava bateria de lítio. Além disso, em 1996, também tivemos o lançamento do Nokia 9000 Communicator, considerado um dos primeiros smarthphones, com possibilidade de acesso à Internet via navegador.

Imagem reproduzida de Jornal da Franca

1998

A Nokia provocou neste ano um salto na evolução do celular, apresentando o primeiro "telefone em barra", o Nokia 6160. Ele ostenta um display monocromático, antena externa e uma bateria recarregável com um tempo de conversação de 3,3 horas. Simplesmente foi o aparelho de telefonia mais vendido da década!

Imagem reproduzida de O POVO

1999

Na evolução do celular, o ano de 1999 foi o ano do lançamento do primeiro dispositivo BlackBerry. Ele possuía um teclado QWERTY completo e poderia ser usado para transmitir mensagens SMS, e-mails e páginas. Por fim, seu sistema vinha com display de 8 linhas, calendário e organizador.

Imagem reproduzida de CNN Brasil

2000

Na virada do milênio, a evolução do celular impactou mais na questão das câmeras, agora integradas; além disso, também foi a fase da mudança da rede analógica para a rede digital. E daqui em diante, os celulares tornaram-se indispensáveis para quase todo mundo, representando um facilitador de atividades, como leitura e edição de arquivos de textos e planilhas.

Por ultimo, desta década, precisamos destacar que a Ericsson lançou o T36 Ericsson, o primeiro telefone com tecnologia Bluetooh para conexão sem fio com computadores e tecnologia de reconhecimento de voz e Aircalendar, uma ferramenta que permitia ao consumidor receber atualizações em tempo real ao seu calendário ou agenda de contatos. E no mesmo ano, a Nokia lançou o Nokia 3310, com bateria mais durável e o famoso joguinho Snake II.

Imagem reproduzida de Pinterest

2001-2002

Entre estes dois anos, o mercado recebeu o primeiro telefone com câmera fotográfica, o J-SH04, da Sharp. Já o Sanyo SCP-5300 eliminou a necessidade de comprar uma câmera, pois foi o primeiro aparelho celular a incluir uma câmera integrada com um botão dedicado ao snapshot.

Imagem reproduzida de Olhar Digital
Imagem reproduzida de natec.naeo

2004 - 2007

O Motorola RAZR V3 chegou nesse ano arrasando, super estiloso; o primeiro telefone ultra fino, com apenas 14 mm de espessura. O modelo também incluía uma antena interna e um teclado gravado quimicamente.

Imagem reproduzida de Shopee

2007

Na evolução do celular, 2007 foi um divisor de águas. No lugar de teclado convencional, tinha-se agora teclado touchscreen multi-touch. Neste ano, foi lançada também a primeira plataforma cheia de recursos para telefones celulares, como um sistema operacional mais simplificado "tipo computador".

Imagem reproduzida de TechTudo

Anos 2010

Depois dos anos 2000, o número de pessoas com celular aumentou significativamente. As marcas passaram a apresentar modelos de alto e baixo custo. Os aparelhos agora são menores e mais leves. Em 2011, no Brasil, a Tim passou a comercializar o primeiro celular dual-chip, o Motorola Screen EX 128. Já no ano seguinte, o mercado recebeu os modelos de tecnologia 5G.

Imagem reproduzida de Ofertas do Dia

Atualmente

Nos anos de 2010, veio a onda dos smartphones, capazes de gravar vídeos Full HD, reproduzir filmes completos e servir como um hotspot móvel para outros dispositivos. Em 2013, tivemos a chegada da quarta geração de telefonia móvel (4G); e, em 2022, o Brasil recebeu a quinta geração (5G). Agora, marcas como Samsung e Apple lideram o mercado no quesito tecnologia e aparelhos mais desejados, com destaque para a linha Galaxy e iPhone.

Imagem reproduzida de Apple

Veja Também:


Fontes: TechTudo, Compara Plano, Melhor Plano.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...