{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Dicas e Curiosidades

Descubra a incrível transformação do design do iPhone ao longo dos últimos 15 anos


Uma coisa é certa: a criação do iPhone revolucionou a forma como o mundo utiliza os celulares. Recentemente, a Apple apresentou na mídia um protótipo de celular avaliado em 2,6 milhões de reais, talvez como uma forma de comemorar os 15 anos de história do iPhone, uma de suas invenções mais importantes.

Veja Também: Até 2030, Apple deve lançar dispositivos de realidade aumentada

Como foi a evolução do iPhone?

O primeiro modelo do iPhone foi lançado em 2007, embora alguns protótipos de 2006 já fossem conhecidos. Na época, ficou claro que a ideia dos criadores era combinar as funcionalidades do iPod com um telefone que tivesse acesso à Internet. E essa ideia não só deu certo, mas foi extremamente bem-sucedida! No lançamento do produto, Steve Jobs afirmou enfaticamente que estavam fazendo história.

Imagem de Matthew Yohe via Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs#/media/Ficheiro:Steve_Jobs_Headshot_2010-CROP.jpg

Hoje, nas lojas, temos disponível o iPhone 13, que faz parte da quarta geração do dispositivo. Mas como foi a evolução do design desse aparelho ao longo dos anos? Bem, em determinado momento, foi decidido trocar a tela de plástico por uma tela de vidro. Posteriormente, foram adotados metais nas laterais e vidro na parte traseira. Essas decisões acabaram inspirando outras empresas e ditando diversas tendências tecnológicas.

Vale a pena destacar o emblemático iPhone 4, lançado em 2010, e o iPhone 5, de 2012, que acabou se tornando motivo de piada devido ao tamanho de sua tela. Também temos o iPhone 5C, que possuía uma parte traseira de plástico disponível em várias cores. E, por fim, o iPhone X, lançado em 2017, que apresentou uma tela "infinita", a ausência do tradicional botão home e a estreia do desbloqueio facial através do 'Face ID'.

Veja Também: Relembrando a história por trás da criação do Apple II

Ao longo desses quinze anos, o iPhone passou por mudanças sutis, e o Engenharia 360 disponibiliza uma lista de imagens que mostram essa evolução no design industrial. Confira a seguir!

iPhone 2007

Foi o primeiro iPhone lançado pela Apple, introduzindo o conceito revolucionário de um smartphone com tela sensível ao toque. Possuía uma câmera de 2 megapixels, conectividade 2G, acesso à internet e reprodução de mídia.

iPhone 2007 | Imagem reproduzida de O Globo

iPhone 4

Trouxe um design renovado, com bordas retangulares e uma estrutura de vidro e aço inoxidável. Apresentava uma tela Retina de alta resolução, câmera de 5 megapixels, gravação de vídeo em HD e a introdução do FaceTime, para chamadas de vídeo.

iPhone 4 | Imagem reproduzida de TechTudo

Veja Também: iPhone e Apple Watch: razões para você amar (ou detestar) os novos lançamentos da Apple

iPhone 5

Destacou-se por ser mais fino e leve, com uma tela maior. Apresentava um processador mais rápido, câmera de 8 megapixels, suporte para conexão 4G LTE e a introdução do conector Lightning.

iPhone 5 | Imagem reproduzida de Pixel Quadrinhos

iPhone 5C

Foi uma versão mais colorida e acessível do iPhone 5. Possuía um corpo de plástico e estava disponível em várias opções de cores. Suas especificações eram semelhantes às do iPhone 5.

iPhone 5C | Imagem reproduzida de 9to5Mac

iPhone X

Marcou o décimo aniversário do iPhone e trouxe um novo design com tela OLED sem bordas e reconhecimento facial por meio do Face ID. Possuía uma câmera aprimorada, recursos de realidade aumentada e suporte para carregamento sem fio.

iPhone X | Imagem reproduzida de Outlet do Celular

iPhone 11

Introduziu o sistema de câmera dupla na parte traseira, com lentes grande angular e ultra grande angular. Tinha um desempenho mais rápido, maior duração da bateria e suporte ao carregamento rápido.

iPhone 11 | Imagem reproduzida de Canaltech

iPhone 12

Apresentou um design inspirado no iPhone 5, com bordas planas e uma tela Super Retina XDR. Introduziu suporte para conexão 5G, sistema de câmera dupla aprimorado e o chip A14 Bionic, considerado um dos mais poderosos da época.

iPhone 12 | Imagem reproduzida de TechTudo

iPhone 13

Melhorou ainda mais o sistema de câmera, incluindo recursos como Modo Noturno melhorado, Deep Fusion e gravação de vídeo em Dolby Vision HDR. Oferecia uma bateria de maior duração, processador mais rápido (chip A15 Bionic) e opções de armazenamento maiores.

iPhone 13 | Imagem reproduzida de MacMagazine

iPhone 14

O iPhone 14 ainda não foi lançado no momento em que estou treinado. Portanto, não tenho informações específicas sobre suas características.

iPhone 14 | Imagem reproduzida de Derek Keller, TecMundo

Veja Também:


Fontes: TechTudo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...