Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Review: Novo Ford EcoSport – PowerShift e 4WD

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 06/12/2012 4 min

Review: Novo Ford EcoSport – PowerShift e 4WD

por Eduardo Mikail | 06/12/2012
Copiado!

Convidado pela assessoria de imprensa da Ford Brasil, o Blog da Engenharia participou do evento de lançamento dos dois novos modelos da linha Ford EcoSport, o PowerShift e o 4×4 FreeStyle 4WD. Na ocasião, pudemos conferir de perto (dirigindo, melhor dizendo) as novas tecnologias e todas as novidades do SUV compacto, que é sucesso de vendas no país. Confira o nosso review:

Ford_novo_EcoSport_PowerShift_Blog_da_Engenharia

O evento, organizado em duas etapas, iniciou-se em São Paulo com a apresentação do modelo PowerShift, que traz novas tecnologias e mais itens de série. E logo após, partimos para o test-drive na estrada com destino a Itatiba, no interior de São Paulo.

Ford_novo_EcoSport_PowerShift_Blog_da_Engenharia

A nova tecnologia, PowerShift, de transmissão automática com dupla embreagem e seis marchas, antes só encontrada em esportivos de alta performance como Porsche, Ferrari, BMW e Audi, é inédita em veículos nacionais. No sistema, as embreagens trabalham de forma independente, enquanto uma controla as marchas ímpares, a outra engata as pares e a ré, de forma a evitar a perca de torque durante a aceleração e proporcionar maior conforto com trocas mais rápidas, além de redução de até 10% no consumo de combustível, quando comparado a modelos de transmissão automáticos convencionais.

Ford_novo_EcoSport_PowerShift_Blog_da_Engenharia

Para quem está acostumado a dirigir carros com câmbio automáticos, notará diferença na dirigibilidade no que diz respeito a resposta de retomada. O modelo testado, diferentemente do que estamos habituados, não é “chocho”. E, para os que gostam de esportividade, o sistema ainda conta com o modo “Sport”, que responde bem em rotações mais altas e em casos de ultrapassagem.

Ford_novo_EcoSport_PowerShift_Blog_da_Engenharia

Outros destaques do PowerShift são o módulo de acionamento da ignição através de botão e o baixíssimo nível de ruído interno do veículo, que propicia mais conforto. O espaço interno de ambas as versões são suficientemente bons para um SUV compacto. Ainda, os dois modelos são equipados com o SYNC Media System com Bluetooth e comandos de voz.

Ford_novo_EcoSport_PowerShift_Blog_da_Engenharia

Ford_novo_EcoSport_PowerShift_4x4_Blog_da_EngenhariaJá chegando a um hotel fazenda em Itatiba, fomos apresentados ao modelo 4×4, o EcoSport FreeStyle 4WD, e ficamos surpresos com a capacidade e a segurança que o veículo passa quando em cenário offroad. Vale destacar a combinação dos sistemas eletrônicos inteligentes de controle de estabilidade e tração, e de controle de torque, que garantem o desempenho nas subidas, curvas, e nos diferentes tipos e condições de solos, seja na terra seca, no cascalho ou na lama.

Ford_novo_EcoSport_4WD_4x4_Blog_da_Engenharia

A versão 4WD também conta com o sistema de transmissão de seis marchas, e tem a primeira marcha 16% mais curta que no modelo 4×2, o que garante maior tração nas saídas e arrancadas, e o torna ainda mais robusto. O motor com corte de combustível inteligente, a direção elétrica, entre outras tecnologias combinadas, fizeram com que o novo EcoSport 4WD fosse considerado o utilitário esportivo 4×4 mais econômico da categoria (17% mais econômico que o modelo anterior), e único com a classificação A no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.

Ford_novo_EcoSport_4WD_4x4_Blog_da_Engenharia

Com suspensão traseira multibraços e independente, e barra estabilizadora em ambas, o offroad apresenta baixo nível de vibração. Além disso, tem 200 mm de altura do solo e capacidade de 550 mm de imersão na água.

Ford_novo_EcoSport_4WD_4x4_Blog_da_Engenharia

Agradecemos o convite da Ford Brasil e a experiência do test-drive!
Ficou interessado? Vale a pena conferir!

:: Veja também: Ford New Fiesta 2014, agora fabricado no Brasil

Por Eduardo Mikail.

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Comentários