Convidado pela assessoria de imprensa da Ford Brasil, o Engenharia 360 participou do evento de lançamento dos dois novos modelos da linha Ford EcoSport, o PowerShift e o 4x4 FreeStyle 4WD. Na ocasião, pudemos conferir de perto (dirigindo, melhor dizendo) as novas tecnologias e todas as novidades do SUV compacto, sucesso de vendas no país. Confira o nosso review:
O evento, organizado em duas etapas, iniciou-se em São Paulo com a apresentação do modelo PowerShift, que traz novas tecnologias e mais itens de série. E logo após, partimos para o test-drive na estrada com destino a Itatiba, no interior de São Paulo.
A nova tecnologia, PowerShift, de transmissão automática com dupla embreagem e seis marchas, antes só encontrada em esportivos de alta performance como Porsche, Ferrari, BMW e Audi, é inédita em veículos nacionais. No sistema, as embreagens trabalham de forma independente, enquanto uma controla as marchas ímpares, a outra engata as pares e a ré, de forma a evitar a perca de torque durante a aceleração e proporcionar maior conforto com trocas mais rápidas, além de redução de até 10% no consumo de combustível, quando comparado a modelos de transmissão automáticos convencionais.
Para quem está acostumado a dirigir carros com câmbio automáticos, notará diferença na dirigibilidade no que diz respeito a resposta de retomada. O modelo testado, diferentemente do que estamos habituados, não é “chocho”. E, para os que gostam de esportividade, o sistema ainda conta com o modo “Sport”, que responde bem em rotações mais altas e em casos de ultrapassagem.
Outros destaques do PowerShift são o módulo de acionamento da ignição através de botão e o baixíssimo nível de ruído interno do veículo, que propicia mais conforto. O espaço interno de ambas as versões são suficientemente bons para um SUV compacto. Ainda, os dois modelos são equipados com o SYNC Media System com Bluetooth e comandos de voz.
Já chegando a um hotel fazenda em Itatiba, fomos apresentados ao modelo 4x4, o EcoSport FreeStyle 4WD, e ficamos surpresos com a capacidade e a segurança que o veículo passa quando em cenário offroad. Vale destacar a combinação dos sistemas eletrônicos inteligentes de controle de estabilidade e tração, e de controle de torque, que garantem o desempenho nas subidas, curvas, e nos diferentes tipos e condições de solos, seja na terra seca, no cascalho ou na lama.
A versão 4WD também conta com o sistema de transmissão de seis marchas, e tem a primeira marcha 16% mais curta que no modelo 4x2, o que garante maior tração nas saídas e arrancadas e o faz ainda mais robusto. O motor com corte de combustível inteligente, a direção elétrica, entre outras tecnologias combinadas, fizeram com que o novo EcoSport 4WD fosse considerado o utilitário esportivo 4x4 mais econômico da categoria (17% mais econômico que o modelo anterior), e único com a classificação A no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Com suspensão traseira multibraços e independente, e barra estabilizadora em ambas, o offroad apresenta baixo nível de vibração. Além disso, tem 200 mm de altura do solo e capacidade de 550 mm de imersão na água.
Agradecemos o convite da Ford Brasil e a experiência do test-drive! Ficou interessado? Vale a pena conferir!
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.