Na última semana de abril de 2021, uma piscina em Londres ficou famosa por sua inovação. Conhecida como Sky Pool, ela liga dois prédios de luxo na cidade inglesa, permitindo que os moradores andem de um edifício a outro a 10 andares acima do solo. Essa estrutura pesa o equivalente a 50 toneladas e comporta 148 mil litros de água. Mas, tomando este exemplo como base, podemos pensar: "Como são projetadas as piscinas suspensas?". Leia o texto a seguir e descubra!
O projeto da Sky Pool
O que chama mais a atenção nesse projeto da Sky Pool é a estrutura ser completamente transparente, ou seja, quem está na rua consegue observar os moradores nadando na piscina. As laterais são de acrílico e têm 20 cm de espessura – suficientes para aguentar o peso. Esse material não é referência em durabilidade para piscinas; ele precisa ser substituído a cada três ou cinco anos, mas cumpre o seu papel de inovação.
A estrutura foi fabricada no estado do Colorado, nos Estados Unidos. E, posteriormente, montada no chão e, com o auxílio de um guindaste, colocada no décimo andar dos prédios – a 35 metros de altura.
A piscina Sky Pool ainda vai passar algumas semanas apenas com água para os testes finais e será inaugurada oficialmente no dia 19 de maio deste ano.
Essa não é a primeira das piscinas suspensas a impressionar o mundo. Veja essa série de modelos criativos e ousados:
1 - InterContinental Dubai Festival City, nos Emirados Árabes - piscina de vidro suspensa na lateral do prédio
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
2 - Hotel Indigo Hong Kong, na China - parte da piscina do topo do hotel tem lateral de vidro e é suspensa
3 - Hanging Gardens od Bali, na Indonésia - acima da floresta tropical e com "borda infinita"
E você, teria coragem de nadar nessa piscina? Conte nos comentários!
Veja também: O que é encunhamento?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fontes: G1, Casa e Construção, Arquitetura e Construção
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Rafael Panteri
Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia, com parte da graduação em Shibaura Institute of Technology, no Japão; já atuou como estagiário em grande conglomerado industrial, no setor de Sistemas Elétricos de Potência.