O Education City Stadium é conhecido como a “Joia do Deserto” e não é para menos. Um dos palcos da Copa do Mundo FIFA 2022, no Catar, está localizado a 12 km de Doha, capital do país. E o mesmo é uma demonstração de como foi a preparação para a realização do evento: inovadora, com cunho sustentável e pensamento no progresso. Infelizmente, pelo que sabemos só não foi exemplo de direitos humanos.
Vem comigo nessa viagem que irei te mostrar os motivos que fazem desse estádio uma construção simplesmente encantadora, tanto pelos ideais sustentáveis como também por sua arquitetura exuberante.
Compromisso sustentável
Na construção do Education City Stadium foram empregadas técnicas ecológicas. Pelo menos 55% dos materiais utilizados no projeto do estádio vêm de fontes sustentáveis e 28% dos materiais de construção possuem conteúdo reciclado, solução que ajudou a diminuir a pegada de carbono desde a fase de construção. O estádio ainda possui sensores de dióxido de carbono para espaços de alta densidade de ocupantes, para garantir ventilação e qualidade do ar interno.
Além disso, os torcedores que assistirem as partidas de futebol no local perceberão que o foco sustentável não está apenas na arena. Eles poderão chegar até o estádio por meio de metrô ou bondes que os levarão direto para lá. Também existem ciclovias e bicicletários espalhados em torno, tudo para incentivar o público a encontrar meios de transportes melhores para a natureza.
O projeto do Education City Stadium tem recebido prêmios por sua sustentabilidade. Em janeiro de 2019, recebeu cinco estrelas pelo Sistema Global de Sustentabilidade (GSAS), se tornando o primeiro estádio do mundo a ganhar esse prestigioso prêmio.
Arquitetura histórica e moderna
O Education City Stadium tem um design baseado na Arquitetura Islâmica, somada com uma modernidade impressionante. Sua fachada é composta por triângulos que formam um mosaico geométrico em forma de diamante e cada painel refletirá os raios do sol parecendo mudar de cor. No entanto, durante a noite seu brilho interno emanará pela fachada, criando um show de cores.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Seu design também foi pensado para proporcionar conforto térmico, já que está localizado no deserto. O estádio apresenta um resfriamento sob todos os espectadores, garantindo uma boa temperatura mesmo nos meses mais quentes do verão.
O legado
A capacidade do Education City Stadium é de 40.000 espectadores. Porém, após a copa haverá uma redução para 20.000 assentos, isso é possível pois o anel superior é composto por elementos modulares totalmente desmontáveis. Todos os materiais retirados serão doados para construções de estádios em países em desenvolvimento, ajudando-os a cultivar a paixão pelo esporte ao redor mundo.
Por estar localizado dentro da Cidade da Educação, o estádio servirá ao corpo estudantil das principais instituições do Catar, além de se tornar o lar do futebol feminino do país. Isso faz parte da Visão Nacional do Catar para 2030, no qual um dos seus objetivos é reforçar o papel das mulheres na sociedade e capacitá-las para serem membros ativos da comunidade.
Apesar das denúncias de compra de votos para sediar o evento e jornadas de trabalho desumanas aos operários, a Copa do Mundo do Catar em 2022 tem encantado. Não só dentro de campo com o show dos craques, mas também fora dele. A comissão organizadora do evento tem dado ao mundo um grande exemplo de planejamento e mostrado o que é possível ser realizado quando pessoas se juntam para trabalhar em busca de um propósito em comum.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Nesse vídeo abaixo podemos ver a evolução da construção do estádio e todos os detalhes que foram mencionados nessa matéria. Dá só uma olhadinha em como ele é sensacional!
O Education City Stadium é apenas um entre vários outros feitos incríveis que o Catar alcançou nessa preparação para o evento mundial. Entre eles está a cidade inteligente que está sendo construída, a Lusail.
Gostou dessa viagem até o Catar? Me conta aqui embaixo nos comentários se você já está juntando dinheiro para ir acompanhar o hexa em 2022.
Fontes: Qatar2022, Pattern Design, FIFA.
Comentários
Matheus Felipe Silva
Engenheiro Civil em formação na UFMT. Pesquisador, redator, sonhador, apaixonado por futebol e engenharia. Seu propósito de vida é ajudar pessoas. (10&Faixa)