Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenheiros dos EUA desenvolvem veículo elétrico capaz de atingir 250 km/h

por Kauê Francischelli | 09/04/2013
Copiado!

Montadora americana cria veículo elétrico mais rápido do mundo.

Segundo a montadora Detroit Electric, o lançamento chamado de SP:01 poderá atingir a velocidade de 250 km/h, uma marca inédita até então para carros elétricos. Baseado no Lotus Elise, o novo modelo alcança a velocidade de 100 km/h em apenas 3,7 segundos, mesma marca atingida pelo Tesla Roadster.

 

sp-01-blog-da-engenharia

Novo esportivo SP:01. Fonte: Detroit Electric. 

Por possuir um peso de apenas 1070 kg, seu chassi é coberto com fibra de carbono e sua suspensão independente nas quatro rodas suporta um peso extra da bateria, cuja energia fornece o correspondente a 37 kWh, possibilitando uma autonomia de 306 km com uma carga completa. Seu motor elétrico com 150 kW, o equivalente a 201 cavalos de potência , produz um torque de 22,9 kgfm.

sp-01-blog-da-engenharia

O motor e a bateria estão posicionados no porta-malas. Fonte: Detroit Electric.

Sua transmissão é manual, com cinco marchas. Há ainda a opção de câmbio automático com duas velocidades, pois motores elétricos não necessitam de muitas marchas, podendo ser operados até mesmo com transmissão direta.

Para os adeptos à tecnologia, o mesmo possui um smartphone integrado, possibilitando ao condutor escolher músicas e realizar chamadas.

sp-01-blog-da-engenharia

Modelo é baseado no Lotus Elise. Fonte: Detroit Electric

Suas rodas dianteiras possuem 16 polegadas e suas rodas traseiras, 17 polegadas. O veículo ainda conta com o sistema de freios ABS, um controle de estabilidade (ESP) e com um sistema que torna possível carregar sua bateria com a energia realizada na frenagem. Outro fator diferencial neste esportivo é o seu sistema 360 Powerback, que o torna possível realizar a recarga de sua bateria em uma tomada qualquer (cada carga demora cerca de 4h30), sendo utilizada até mesmo como gerador de energia para uma residência. Seu interior é feito de couro e fibra de carbono.

Seu valor de venda será de US$ 135 000, um valor próximo a 275 mil reais. A montadora prevê uma produção de aproximadamente 2500 unidades por ano. Em agosto serão lançados 1000 modelos.

sp-01-blog-da-engenharia

Veículo é o mais veloz dos elétricos atuais. Fonte: Detroit Electric.

A marca estuda a possibilidade de lançar modelos hatchs e sedãs elétricos até o final de 2014.

 Fonte: Detroit Electric.

Copiado!

Comentários