Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenheiros de software trabalham na guerra contra o câncer

por Eduardo Mikail | 06/11/2012

Empresas estão desenvolvendo sistemas capazes de decifrar mutações nas células cancerosas

Engenheiros de softwares da Life Technologies Corp. e da Illumina Inc. estão trabalhando na guerra contra o câncer. Segundo a Reuters, as companhias estão desenvolvendo programas capazes de identificar padrões em tumores, o que poderia levar a grandes descobertas sobre a doença.
Os sistemas identificam sequências genéticas com o objetivo de entender as mutações que ocorrem no código genético quando o organismo está com câncer. Até o momento, a tecnologia conseguiu detectar alterações em câncer de ovário, mama ou intestino. Estas informações, de acordo com os engenheiros, poderão ajudar no desenvolvimento de uma nova droga eficaz contra a enfermidade.
Desde que James Watson e Francis Crick descobriram a estrutura do DNA, em 1953, os cientistas vêm tentando entender como os genes funcionam. A convergência da computação e da medicina tem acelerado o ritmo das pesquisas.
A oncologia é a área com maior investimento em pesquisas nos Estados Unidos, cerca de US$ 62 bilhões em 2011, e que deve ganhar ainda mais aplicações. A estimativa é que em 2016 sejam investidos US$ 83 bilhões no segmento. A genômica computacional, técnica que decifra mutações nas células canceroas, está emergindo como o condutor deste crescimento.

Via Olhar Digital

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil e empresário, tem o empreendedorismo como estilo de vida. Já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje é sócio-fundador da Mikail Engenharia, além do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e maiores veículos especializados no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Adora viajar e adquirir conhecimento, pois acredita que é a maior riqueza do ser humano. Busca constantemente transformar as dificuldades em desafios. Segue lá no Instagram @eduardomikail