{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Dicas e Curiosidades

Engenheiro desenvolve mecanismo de reconhecimento facial para ajudar seu gato a entrar em casa


Depois de anos assistindo um gato do bairro andar ao redor de seu quintal, Arkaitz Garro, engenheiro da WeTransfer na Holanda, resolveu inovar com um mecanismo de reconhecimento facial. Ele e sua esposa "se tornaram amigos" do gato e depois souberam que ele, cujo nome é Bobis, não era um animal perdido, mas sim pertencia à sua vizinha.

Crédito: Arkaitz Garro

Como funciona esse mecanismo de reconhecimento facial?

Quem tem gato sabe que os felinos passam uma quantidade excessiva de tempo observando. Por isso, não é de se surpreender que alguém tenha inventado um jeito de fazer o inverso e adaptar os mecanismos de vigilância para inverter o jogo e fazer com que os donos passassem a poder observar os gatos.

"Bobis desenvolveu um cronograma onde ele vem à nossa casa em horários específicos e queríamos ser notificados quando ele estava por perto, para que pudéssemos abrir a porta de trás para ele", revelou Garro.

Garro decidiu desenvolver um sistema de reconhecimento facial para gatos. O dispositivo é feito a partir de uma pequena câmera e um programa de detecção de movimento instalado no mini computador Raspberry Pi. Quando a câmera detecta movimento, leva uma foto e envia a foto para o AWS Rekognition, uma plataforma de reconhecimento de imagem baseada na nuvem que é gratuita. Rekognition, em seguida, compara a foto tirada pelo computador com outras fotos do mesmo gato e, se coincidem, Garro recebe um alerta no celular, deixando-o saber que o Bobis lá fora quer entrar.

De acordo com o engenheiro, toda a instalação custou apenas US$ 50 e levou algumas horas. "É quase 100% confiável quando o gato está olhando a câmera", disse Garro.

Disponível para compra

Se você não faz muito o tipo engenheiro e não entende nada de eletrônica, mas ainda assim gostou da ideia, você pode utilizar o dispositivo de reconhecimento facial para animais que foi desenvolvido pela Microsoft. O dispositivo liga-se à sua porta para permitir apenas que os animais de estimação possam atravessar o acesso à porta. Se a tecnologia de reconhecimento facial determinar que o animal é "ele mesmo", ele pode passar.

Veja Também: 8 tipos de ferramentas de Inteligência Artificial que podem ajudar a sua vida


Fonte: Mother Board.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Bernardo Lopes Frizero

Redator de conteúdo voluntário do Engenharia 360. Contribuiu para o site com a elaboração de textos diversos com temas relacionados ao mundo das engenharias.

Disqus Comments Loading...