{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Automóveis

Engenharia Automotiva: os 3 carros da fabricante patrocinadora da Copa do Mundo FIFA 2022


O brasileiro adora futebol, por isso está bem ligado na Copa do Mundo FIFA 2022 de futebol. E durante as transmissões dos jogos, é comum que eventualmente prestemos atenção nos painéis publicitários elétricos ao redor dos campos nos estádios. Pois justamente nestas propagandas é possível conferir exemplos de Engenharia Automotiva, ou seja, de modelos de carros considerados os melhores do ano - pelo menos no exterior, pois um deles só virá para o Brasil em 2023.

Vale destacar que a única fabricante automotiva parceira da FIFA e patrocinadora da Copa do Catar é a multinacional sul-coreana Hyundai Motor Group. Ela é responsável pelas marcas Hyundai, Kia e Genesis. E, juntas, elas forneceram 800 carros e veículos comerciais para a frota oficial do torneio. E três desses carros, de visual super futurista, aparecem em destaque nestas propagandas. O Engenharia 360 apresenta os mesmos a seguir para você!

Hyundai Ioniq 5

O Ioniq 5 é hoje o carro-chefe da marca Hyundai, sendo um modelo parte da sua subdivisão de elétricos, estreando a plataforma E-GMP (Electric-Global Modular Platform) para produção de automóveis de alta performance e maior espaço interno. Apresenta configurações equipadas com um ou dois motores elétricos. Uma de suas versões pode chegar a uma potência de 304 cv e torque de 61,7 kgfm, tendo ainda baterias de 77,4 kWh – com autonomia de até 480 km, a depender. Aliás, de acordo com a especialistas, em postos de carga ultrarrápida, seria possível carregar até 80% em apenas 18 minutos.

Imagem reproduzida de Quatro Rodas
Imagem reproduzida de InsideEVs
Imagem reproduzida de Car Blog

Hyundai Ioniq 6

Este outro automóvel, lançado em julho deste ano, é um sedã elétrico com excelente autonomia também. Ele poderia rodar até 614 km no ciclo WLTP. Do mesmo modo como o modelo anterior, pode vir com um ou dois motores; além disso, tração integral, entregando 325 cv e 61,7 kgfm de torque, levando apenas 5,5 segundos para atingir os 100 km/h.

Imagem reproduzida de InsideEVs
Imagem reproduzida de Quatro Rodas
Imagem reproduzida de Quatro Rodas

Kia EV6

Para finalizar, vamos falar deste automóvel que, sim, está confirmado para o mercado brasileiro! A versão que será vendida por aqui terá motor elétrico de 229 cv e 35,7 kgfm de torque e um pacote de baterias de 77 kWh; a tração é traseira e a autonomia homologada ficará entre 450 km e 500 km. Mas vale destacar que, na Europa, ainda estão disponíveis combinações de motores nos dois eixos, que entregam 585 cv.

Imagem reproduzida de Revista Carro
Imagem reproduzida de Quatro Rodas
Imagem reproduzida de Revista Carro

A saber, o EV6 foi eleito o Carro do Ano 2022 pela premiação European Car of the Year (COTY), superando até mesmo o Hyundai Ioniq 5. Contudo, o Ioniq 5 foi eleito o Carro Mundial do Ano 2022, com elogios para seu design e sistema elétrico. Fazem também parte da frota de carros da Copa do Mundo FIFA 2022: Hyundai Kona, Tucson e Sonata híbridos, os Genesis G80 e GV70 e os Kia Sorento e Niro.


Fontes: Auto Esporte - Globo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...