POR Eduardo Slabocicor Cavalcanti 16/05/2012
Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos adquiridos na formação acadêmica, o Curso de Engenharia Agrícola da URI Erechim (Universidade Regional Integrada, no Rio Grande do Sul) está promovendo a XIII Semana Acadêmica.
Na abertura do evento, na última segunda-feira à noite, 14, o Coordenador do Curso, professor Sérgio Henrique Mosele, destacou que as semanas acadêmicas são um momento de muita importância para a formação dos alunos, uma vez que eles têm contato direto com profissionais da área.
O Diretor-Geral, professor Paulo Sponchiado, ao lembrar os 20 anos da URI, também enalteceu o papel da Universidade na formação de profissionais com competência, uma vez que o mercado exige qualificação cada vez maior.
As primeiras palestras procuraram, igualmente, conscientizar os acadêmicos para essa realidade. Walmor Roesler, do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), falou da responsabilidade do profissional na execução dos projetos.
Já o professor Carlos Tillmann, da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas), e Diretor Regional da Associação Brasileira de Engenheiros Agrícolas, destacou as áreas fundamentais para a atuação profissional do engenheiro agrícola: mecanização, irrigação, unidades de beneficiamento e armazenamento, energias e gerenciamento da propriedade. Lembrou, ainbda, que a atualização é fator decisivo para o sucesso profissional, pois o mercado exige produtos com qualidade.