{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Engenharia de Alimentos

Engenharia de Alimentos: embalagens sustentáveis e ecológicas para produtos de Páscoa


Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates (Abicab), na Páscoa de 2022 cerca de 9 mil toneladas de produtos relacionados à data foram vendidos e em 2023 houve um aumento de 6% - e olha que esse cenário é, levando em conta a severa crise econômica que vivemos atualmente, bastante animadora. As fábricas de chocolate pelo país se esforçaram para entregar a tempo seus produtos com qualidade. Contudo, quanto dessa qualidade, visando agradar os consumidores, pode comprometer a natureza?

O problema é que as embalagens utilizadas nesses alimentos devem levar décadas ou séculos para se decompor - principalmente se envolverem materiais plásticos. Seria importante, então, que as empresas repensassem um modo de, pelo menos, diminuírem o volume desses resíduos. Claro que isso não é uma tarefa fácil, até porque os ovos de Páscoa, por exemplo, são bastante frágeis, necessitando de um acondicionamento super adequado - até para preservar a sua forma, textura e sabor. Porém, dizer que é difícil não é o mesmo que ser impossível, certo?

Imagem reproduzida de ACritica.NET

Exemplo de caso: modelo de embalagem biodegradável

Não tem jeito, trocar chocolates na Páscoa já virou tradição - e que tradição mais gostosa, não é mesmo? Sim, as fabricantes esperam aumentar cada vez mais as suas vendas nesse feriado. Ao mesmo tempo, tem aquelas que não esquecem o compromisso que afirmaram, de reduzir os impactos que causam no meio ambiente. Por exemplo, a empresa Nugali Chocolates, de Santa Catarina, é a primeira a usar embalagens biodegradáveis do país. Inclusive, essa sua iniciativa rendeu um certificado de 'Lixo Zero' e o Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reconhece empresas capazes de reciclar, reutilizar ou compostar mais de 98% dos resíduos emitidos.

Imagem reproduzida de Blogs e Colunas - O POVO

A identificação do problema

Sim, o plástico, altamente utilizado nas embalagens das empresas de chocolate, é de difícil reciclagem. Quando descartado de forma incorreta, pode causar danos irreparáveis à natureza, como o agravamento da poluição de mares, oceanos e rios. E, mais, embalagens plásticas podem entupir canalizações, valas e bueiros, piorando a questão das enchentes nas cidades.

Acontece que o nicho de produtos para Páscoa usa demais o plástico metalizado, que não pode ser reciclado. Ou seja, ele oferece alegria para poucos minutos e lixo por muitos séculos!

A solução proposta

Agora, a Nugali Chocolates, ao invés de usar o plástico comum, usa um composto de biopolímeros, que é capaz de se decompor COMPLETAMENTE em cerca de dois anos. Depois disso, ele vira biomassa, metano e água, conforme garante a equipe de produção da empresa. Esse novo material pode ser usado para envolver barras e ovos de chocolate, por exemplo. Mas sabe qual a parte mais legal dessa histórua? É que isso também funcionaria como adubo e combateria ervas daninhas de jardins. Ou seja, depois de comer o doce, você poderia enterrar a embalagem no canteiro de casa sem estragar a natureza local! Incrível, não? Gostou da ideia? Escreva nos comentários!

Imagem reproduzida de Sulprint Embalagens
Imagem reproduzida de Nugali Chocolates
Imagem reproduzida de Revista Saneamento Ambiental

Veja Também:

Biotecnologias: cursar Engenharia Genética ou Engenharia de Alimentos?

Engenharia de Alimentos: fabricação, conservação, estocagem e transporte de alimentos industrializados

Os desafios e oportunidades da engenharia de alimentos em tempos de "comida gourmet" e "sem glúten"


Fontes: O Município Blumenau.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...