Elon Musk, além de ser conhecido como Tony Stark da vida real, também é famoso por suas declarações polêmicas. Uma delas é que acredita que a população mundial vai colapsar em 2050. Não é a primeira vez que Musk fala sobre o assunto. Em 2017, ele já tinha se manifestado no Twitter, afirmando que a população mundial acelera em direção ao colapso, mas poucos se importam com isso.
Para o CEO da Tesla, as próximas décadas serão marcadas por uma “bomba populacional” na qual a população idosa aumentará e as taxas de natalidade serão reduzidas em todo o mundo. Os efeitos dessa bomba deverão ser vistas por volta de 2076, segundo ele. Porém, agora parece que Musk adiantou um pouco as previsões para 2050.
Como argumento, ele citou o livro '2052: Uma Previsão Global para os Próximos Quarenta Anos', do autor Jorgen Randers, que afirma que a população mundial deve começar a diminuir em 2040. Ainda, o CEO acredita que a população será como uma pirâmide de cabeça para baixo, com poucos jovens e muitos idosos (a velha pirâmide demográfica que víamos nas aulas de geografia, porém com nova forma).
Só tem um problema: a ONU estima que a população mundial vai crescer até 2050, atingindo o número de 9,7 bilhões de pessoas. Mas isso não quer dizer que a população está crescendo desenfreadamente: ela também inferiu que houve uma redução da taxa de crescimento.
A população mundial vai colapsar mesmo?
Atualmente, somos 7,7 bilhões de pessoas no mundo (um bom e velho meme). Segundo as previsões da ONU, seremos 8,5 bilhões em 2030. Essas previsões foram feitas considerando-se um cenário de fertilidade médio de 2,5 filhos por mulher em 2030 e 2,2 em 2050. Em 2010, o valor deve ser de 1,9. Essas estimativas, revistas a cada 2 anos, registraram redução em relação ao calculado em 2017.
Claro que ninguém está considerando os cenários apocalípticos preferidos da ficção, como epidemias zumbis, guerras devastadoras (com bombas atômicas) e um problema seríssimo de fertilidade. Como ainda não temos um oráculo oficial, resta aguardar para saber se o CEO da Tesla acertará suas previsões ou não.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Fontes: Business Insider; Futurism; Phys.org.
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.