{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Tecnologia e Inovação

Preparados? O elevador do futuro irá se mover na horizontal e sem um único cabo


Para melhorar a eficiência e facilitar a construção de edifícios ainda mais altos, a ThyssenKrupp da Alemanha instalou elevadores completamente redesenhados para que eles também possam se mover lateralmente. As novidades não param por aí: os elevadores simplesmente não possuem cabos! Bem, como funciona então? Explicamos agora para você!
O design tradicional de elevadores tem equipamentos que só se movem para cima e para baixo em um eixo, levantados e abaixados por um cabo com guincho. Funciona bem o suficiente em edifícios menores, mas os tempos de espera tornam-se problemáticos à medida que os eixos do elevador ficam mais altos. É por esse motivo, inclusive, que os lobbies dos maiores arranha-céus do mundo possuem elevadores exclusivos, que servem apenas os andares superiores.

Créditos: Inhabit

+Vídeo

Tom Scott, um famoso youtuber, visitou recentemente a torre de teste da empresa na Alemanha, e experimentou o novo sistema de elevação que permite que os carros se movam verticalmente e horizontalmente usando motores de indução linear magnética - a mesma tecnologia que alimenta os trens de alta velocidade. Segundo ele, a experiência foi fantástica, já que a inovação funciona realmente bem e de maneira surpreendentemente rápida.

+Saiba mais

A eliminação dos cabos não só reduz a quantidade de infra-estrutura necessária para executar um elevador, como também permite que os eixos sejam construídos quase infinitamente compridos, pois o peso do próprio cabo de aço forte não é mais uma limitação.
A maior vantagem é que os elevadores agora podem se mover lateralmente ao longo de eixos horizontais, permitindo que loops completos sejam construídos dentro de um prédio e os elevadores consigam automaticamente encontrar o caminho mais rápido para o seu piso de destino.
Para garantir que o novo sistema seja tão seguro quanto o projeto de elevador em que confiamos nos últimos 160 anos, a empresa está realizando há anos testes e refinamentos, a fim de, um dia, eliminar a agonizante espera pelo próximo elevador.
Fonte: Gizmodo




Comentários

Disqus Comments Loading...



Bernardo Lopes Frizero

Redator de conteúdo voluntário do Engenharia 360. Contribuiu para o site com a elaboração de textos diversos com temas relacionados ao mundo das engenharias.

Disqus Comments Loading...