{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Urbanismo

As impressionantes edificações que já foram consideradas as favelas mais altas do mundo


Compreendemos que o termo 'favela' se refere a um agrupamento habitacional informal e precário, comumente constituído por moradias construídas de maneira improvisada, com materiais de qualidade inferior, em áreas invadidas ou impróprias para habitação. É importante ressaltar que essa definição não se aplica a edifícios legalmente construídos, mesmo que sejam considerados de luxo, e que apresentem sistemas de água, esgoto e eletricidade em conformidade com as normas vigentes.

Infelizmente, situações como essas podem ocorrer quando a urbanização se expande de maneira desordenada, gerando bairros marginalizados que carecem de serviços básicos e atraem pessoas em situação de pobreza extrema, bem como o crime. Esse é o caso dos edifícios residenciais Torre de David e Ponte City, que, apesar de não se enquadrarem na definição de favela, foram considerados como tal em algum momento. Mais informações sobre esses casos podem ser encontradas no texto a seguir.

Veja Também: Descobrindo a excelência arquitetônica brasileira: Prêmio ArchDaily Building of the Year 2023

Torre de David

A Torre de David é um edifício inacabado de 45 andares, localizado em Caracas, Venezuela. Ele foi projetado originalmente para ser um arranha-céu comercial, mas as obras foram interrompidas no final dos anos 1990, deixando o prédio inacabado.

Na década de 2000, o edifício foi ocupado por famílias sem-teto que estavam em busca de moradia. Com o tempo, a Torre de David se tornou uma comunidade informal, com mais de 2.500 pessoas vivendo no edifício. Os moradores instalaram luzes, água e outros serviços básicos, criando uma infraestrutura rudimentar dentro do prédio.

Devido à ocupação informal, a Torre de David é frequentemente chamada de "favela vertical". No entanto, é importante notar que a Torre de David não é uma favela tradicional, que é geralmente construída em terrenos íngremes ou em áreas de risco. A Torre de David é um edifício ocupado de forma informal, mas que ainda possui uma estrutura de concreto sólida e pode ser reformado e transformado em um edifício residencial seguro e legal.

Em 2014, as autoridades venezuelanas desocuparam a Torre de David e realocaram os moradores para outras áreas da cidade. Desde então, o edifício tem estado vazio e se tornou um símbolo da crise habitacional na Venezuela.

Imagem reproduzida de ArchDaily
Imagem reproduzida de Plataforma Urbana via ArchDaily

Ponte City

Ponte City é um edifício residencial de 54 andares, localizado em Joanesburgo, África do Sul. Foi projetado na década de 1970 como um símbolo de modernidade e prosperidade na cidade, mas acabou sofrendo com altos índices de criminalidade e pobreza nas décadas seguintes.

No início dos anos 1990, a Ponte City se tornou um local problemático, com um grande número de moradores de baixa renda se mudando para o edifício. Com o tempo, a Ponte City acabou sendo associada a uma favela, embora seja importante ressaltar que o edifício nunca foi construído para ser uma favela ou um assentamento informal.

No entanto, a Ponte City enfrentou muitos dos mesmos problemas sociais e econômicos que afetam as favelas em todo o mundo, como a falta de acesso a serviços básicos e infraestrutura adequada. Durante anos, a Ponte City foi vista como um exemplo de desigualdade e negligência urbana na África do Sul.

Nos últimos anos, a Ponte City passou por uma grande reforma e foi transformada em um complexo residencial moderno e seguro. Hoje, o edifício é um símbolo da revitalização urbana em Joanesburgo, e muitos dos antigos problemas sociais e econômicos foram resolvidos. Embora a Ponte City já tenha sido associada a uma favela, ela é um edifício residencial legal e seguro, e não uma comunidade informal.

Imagem de Geoffrey Hancock - Ponte City Enviado por Yarl em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_City_Apartments#/media/Ficheiro:Ponte_City_Apartments_(3464450399).jpg
Imagem reproduzida de Idealista
Imagem reproduzida de Idealista

Veja Também:


Fontes: Hypeness, ArchDaily, Conhecimento Global em YouTube.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Disqus Comments Loading...