Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Designer afegão desenvolve sistema sustentável para localizar minas terrestres

por Eduardo Mikail | 06/11/2012

Cansado de ver mortes causadas por antigas minas terrestres, o designer afegão Massoud Hassani desenvolveu uma tecnologia simples, capaz de identificar com segurança as áreas que escondem essas bombas perigosas.

O dispositivo foi criado para ser leve o suficiente a ponto de ser carregado pelo vento.| Foto: Vídeo/Divulgação

Devido às antigas e atuais guerras existem incontáveis minas terrestres espalhadas pelo mundo. De acordo com o site norte-americano TreeHugger, anualmente ocorrem 20 mil mortes devido às explosões dessas bombas escondidas.

Por anos Hassani perdeu brinquedos que foram levados pelo vento até campos minados e nunca mais puderam ser resgatados devido aos perigos enterrados no chão. Essa situação serviu de inspiração para que ele desenvolvesse uma tecnologia simples, capaz de identificar as bombas e ainda registrar o local em que elas estão localizadas para uma varredura posterior.

A partir desta pequena central de controle foram dispostos varas de bambu, equipadas com discos nas pontas e iluminação de LED, mantendo o formato da esfera gigante. | Foto: Vídeo/Divulgação

Apelidado de Kafon Mine, o sistema é uma espécie de bola gigante. O dispositivo foi criado para ser leve o suficiente a ponto de ser carregado pelo vento. No centro da esfera está um aparelho GPS que controla a localidade do sistema. A partir desta pequena central de controle foram dispostos varas de bambu, equipadas com discos nas pontas e iluminação de LED, mantendo o formato da esfera gigante.

Caso o Kafon Mine passe por cima de uma mina e ela venha a explodir, o GPS salva o direcionamento e, posteriormente, a área pode ser limpa.

A ideia por trás da criação é de que esse “caça minas” possa ser usado em territórios em que as bombas ainda não foram identificadas, sem representar riscos à vida humana. Caso o Kafon Mine passe por cima de uma mina e ela venha a explodir, o GPS salva o direcionamento e, posteriormente, a área pode ser limpa. Mesmo assim, a preocupação com a limpeza não é grande, já que os materiais usados são de baixo impacto ambiental. O principal benefício é o controle sobre as áreas minadas, que oferecem riscos constantes às populações locais.

Via CicloVivo

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil e empresário, tem o empreendedorismo como estilo de vida. Já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje é sócio-fundador da Mikail Engenharia, além do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e maiores veículos especializados no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Adora viajar e adquirir conhecimento, pois acredita que é a maior riqueza do ser humano. Busca constantemente transformar as dificuldades em desafios. Segue lá no Instagram @eduardomikail