Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Designer afegão desenvolve sistema sustentável para localizar minas terrestres

Engenharia 360

2 min

POR Eduardo Mikail 06/11/2012

Cansado de ver mortes causadas por antigas minas terrestres, o designer afegão Massoud Hassani desenvolveu uma tecnologia simples, capaz de identificar com segurança as áreas que escondem essas bombas perigosas.

O dispositivo foi criado para ser leve o suficiente a ponto de ser carregado pelo vento.| Foto: Vídeo/Divulgação

Devido às antigas e atuais guerras existem incontáveis minas terrestres espalhadas pelo mundo. De acordo com o site norte-americano TreeHugger, anualmente ocorrem 20 mil mortes devido às explosões dessas bombas escondidas.

Por anos Hassani perdeu brinquedos que foram levados pelo vento até campos minados e nunca mais puderam ser resgatados devido aos perigos enterrados no chão. Essa situação serviu de inspiração para que ele desenvolvesse uma tecnologia simples, capaz de identificar as bombas e ainda registrar o local em que elas estão localizadas para uma varredura posterior.

A partir desta pequena central de controle foram dispostos varas de bambu, equipadas com discos nas pontas e iluminação de LED, mantendo o formato da esfera gigante. | Foto: Vídeo/Divulgação

Apelidado de Kafon Mine, o sistema é uma espécie de bola gigante. O dispositivo foi criado para ser leve o suficiente a ponto de ser carregado pelo vento. No centro da esfera está um aparelho GPS que controla a localidade do sistema. A partir desta pequena central de controle foram dispostos varas de bambu, equipadas com discos nas pontas e iluminação de LED, mantendo o formato da esfera gigante.

Caso o Kafon Mine passe por cima de uma mina e ela venha a explodir, o GPS salva o direcionamento e, posteriormente, a área pode ser limpa.

A ideia por trás da criação é de que esse “caça minas” possa ser usado em territórios em que as bombas ainda não foram identificadas, sem representar riscos à vida humana. Caso o Kafon Mine passe por cima de uma mina e ela venha a explodir, o GPS salva o direcionamento e, posteriormente, a área pode ser limpa. Mesmo assim, a preocupação com a limpeza não é grande, já que os materiais usados são de baixo impacto ambiental. O principal benefício é o controle sobre as áreas minadas, que oferecem riscos constantes às populações locais.

Via CicloVivo

blog da engenharia
Blog de Engenharia
Blog Engenharia
Designer afegão desenvolve sistema sustentável para localizar minas terrestres
dicas de engenharia
Dicas do curso de Engenharia
Engenharia no Brasil
Estudantes de Engenharia
minas terrestres
site da engenharia
site de engenharia
Site Engenharia

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
USP e UNICAMP oferecem cursos de Cálculo e Física gratuitos e completos no YouTube
Microsoft está treinando robôs em simulações da vida real em situações de risco extremo
5 autores de livros de ficção e algumas distopias | Lista 360
4 TED talks sobre como investir na humanidade e em si mesmo | Lista 360
Quais as atribuições de um Engenheiro de Produção?
Você sabe qual é o melhor horário para estudar?
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ