Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Descubra os Parklets!

por Müller Santos | 03/09/2015
Copiado!

A ânsia de resolver problemas é característica dos profissionais de engenharia como um todo. Com a intensa (e comum) urbanização dos centros das cidades surgem problemas de poluição (do ar, das água e sonora), altas variações de temperatura (ilhas de calor), enchentes… Além do cinza, muito cinza!
Para amenizar o excesso de áreas construídas como edificação e pavimentação surgiram os parklets!
cidade_cinza_Blog-da-engenharia
Imagem: Catraca Livre

+ Vamos explicar

Não é um conceito tão novo assim. Iniciado nos Estados unidos e há dois anos aqui no Brasil com pioneirismo em São Paulo, os Parklets tem ganhado simpatia de muitos e seu principal motivo é a quebra daquela imagem de centros urbanos bem “cinzas” e “mortos” sem cores. Com o objetivo de melhorar o convívio e a relação interpessoal eles fazem com que as pessoas aproveitem melhor os espaços públicos, que hoje são bem escassos. Imagine você ao transitar por aquela avenida super movimentada e se deparar com uma estrutura dessas? O máximo!

Imagem: Sfweekly-blog-da-engenharia

Imagem: Sfweekly

+ Como funcionam?

Com a ideia de fazer com que ocorra uma maior ocupação de espaço públicos, os Parklets são semelhantes a praças públicas. Ocupam, normalmente, o espaço de duas vagas de carro reduzindo assim a intensidade do trânsito local. Sua construção é caracterizada por não necessitar de modificação estrutural com ferragem e concretagem, logo é de montagem mais simples e limpa. Com isso a área pode ser utilizada posteriormente para outra utilização.

Imagem: Inhabitat-blog-da-engenharia

Imagem: Inhabitat


Podem ser também, além de áreas de lazer/convivência, possíveis praças de alimentação com restaurantes, fast-food, sorveterias abrangendo também pequenos comerciantes.
Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia são cidades que já existem os Parklets. Esperamos que se propaguem e que nossas ruas se tornem mais amistosas!
Confira:
Imagem: goiania.go.gov.br-blog-da-engenharia

Imagem: goiania.go.gov.br


Imagem: gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br-blog-da-engenharia

Imagem: gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br


Você já viu ou frequenta algum?
Comente!
=)
 
fonte:  veja.abril.com.br/blog/cidades-sem-fronteiras/2015/04/29/desvendando-os-parklets-como-surgiram-quem-paga-a-conta-e-as-funcoes-que-podem-ganhar-num-futuro-proximo/
cidadequequeremos.wordpress.com/parklet/

Copiado!

Comentários