Engenharia 360

Desafio: montar uma patinete só com fita. Será que o 360 consegue? Challenge accepted!

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 10/06/2018 | Atualizado em 13/09/2023 5 min

Desafio: montar uma patinete só com fita. Será que o 360 consegue? Challenge accepted!

por Larissa Fereguetti | 10/06/2018 | Atualizado em 13/09/2023
Engenharia 360

Qual engenheiro/estudante de engenharia nunca fez um reparo com fita? É claro que praticamente todo mundo já usou um pedaço de fita para para montar ou reparar qualquer coisa. Porém, nos últimos tempos, as fitas deixaram de ser um “recurso gambiarristico” e passaram a ser uma ferramenta em processos de montagem, reforma ou construção. É isso mesmo, velhos parafusos ou rebites, que fazem aquela sujeira com resíduos e deixam buracos nas coisas deram lugar às fitas, que são práticas, de fácil uso e de boa fixação. Para comprovar como as fitas estão revolucionando e tornando a vida mais fácil, nós, do Engenharia 360, fomos desafiados a montar uma patinete só com fitas adesivas (VHB).

Sem rebites, sem soldas, sem parafusos. Será que dá para montar uma patinete só com fitas?

Abaixo, você confere o vídeo do passo-a-passo da nossa montagem. Claro, depois você pode também conferir o test drive, caso tenha dado certo, para saber se funcionou ou não.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Se você assistiu ao vídeo, claramente viu quão trabalhoso foi: a parte mais difícil foi puxar o plástico e colar as partes nas outras. Nada de furos ou furadeira, nada de parafusos ou rebites, nada de sujeira ou pó para todo lado. Como destacado no vídeo, uma vantagem das fitas no lugar de outras formas de fixação é a eliminação de ruídos. Nada daquele "ranger" de parafusos ou de ficar colocando óleo para aliviar o barulho. Ainda, sobre a não geração de resíduos, é importante destacar que, se pensarmos em larga escala, a quantidade de resíduos que deixa de ser gerada é considerável.

montar uma patinete só com fita
Imagem: Eduardo Slabocicor Cavalcanti em sua primeira volta com a patinete montada | Engenharia 360.

Montar uma patinete só com fita 3M VHB

Depois de tirar tudo da caixa e dar uma bela olhada no manual de instruções, o primeiro passo é montar a base da patinete. A roda traseira é a primeira a ser encaixada e o freio vem logo em seguida. Depois, é hora de encaixar a roda dianteira, que é acoplada ao eixo do guidão e é só encaixar mesmo (também com a fita 3M VHB). O guidão é o último a ser finalizado e, com mais fita 3M VHB, a patinete já está pronta para uso.

Desafio: montar uma patinete só com fita. Será que o 360 consegue? Challenge accepted!
Imagem: Eduardo Slabocicor Cavalcanti durante o processo de montagem da patinete | Engenharia 360

A base da patinete é feita de uma placa de madeira sobre uma base de policarbonato. O guidão é de alumínio e as rodas são de poliuretano. No final da montagem, a patinete é bem firme e estável.

montar uma patinete só com fita
Imagem: Eduardo Slabocicor Cavalcanti durante o processo de montagem da patinete | Engenharia 360

As fitas 3M VHB

Há tempos as fitas 3M VHB têm sido usadas em vários processos de produção, montagem ou reformas. A praticidade é tanta que, ao invés de pegar uma furadeira, gerar um monte de pó e ainda correr o risco de fazer o buraco errado na parede ou outro objeto, muitas pessoas (inclusive eu) já estão substituindo os parafusos por um pedaço de fita.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

montar uma patinete só com fita
Imagem: Engenharia 360.

As fitas 3M VHB são compostas de um adesivo acrílico com propriedades viscoelásticas, o que proporciona um núcleo de espuma acrílica de alta resistência e dupla face. Assim, ela veda e cola ao mesmo tempo e serve para vários materiais como vidro, aço e plásticos. Há vários tipos de fita e é importante escolher o ideal para o que você deseja fazer. Conheça algumas das integrantes da família 3M VHB:

Desafio: montar uma patinete só com fita. Será que o 360 consegue? Challenge accepted!

- Fita VHB Dupla Face de Adesivo Transferível 4910: de cor transparente, é indicada para aplicações de uso interno como colagem de vidro em porta de estufa metálica, Bonding Header Panel, colagem de painel de teto em cabines de caminhão e outros. Os substratos indicados são diversos, como madeiras, vidros, plásticos e metais. Possui 1mm de espessura, suporta peso de até 3,0kg/metro linear e temperaturas de até 149°C, possui fixação invisível sem tempo de secagem e cria um selo permanente contra água e umidade.

Desafio: montar uma patinete só com fita. Será que o 360 consegue? Challenge accepted!

- Fita VHB Dupla Face de Espuma 4950: para uso em diversas superfícies, como cerâmica, vidro, aço galvanizado, inox, aço pintado, alumínio e outros. É indicada para uso externo na fixação de chapas metálicas, montagem em materiais de linha branca, placas de sinalização e outros. Possui cor branca e sua espessura é de 1,1mm, suporta peso de até 3,4kg/metro linear e temperaturas de até 149°C, cria um selo permanente contra água e umidade e tem alta resistência a solventes.

- Fita VHB Dupla Face 4026: é indicada para fixação de objetos em áreas úmidas, como banheiros. É branca, possui 1,6mm de espessura e suporta até 3,7kg/metro linear.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Reinventando o processo de montagem na engenharia

Quando a engenharia é mais que a profissão, é uma paixão, ser desafiado a montar alguma coisa é uma diversão. Mais que isso, ser desafiado a aprender um novo processo de montagem muito mais prático é ver a revolução da engenharia transformando os produtos e tornando a vida das pessoas mais fácil. Ou seja, é ver a engenharia ser aplicada na melhoria da qualidade de vida. É a reinvenção do processo de montagem e nós, engenheiros ou quase engenheiros, fazemos parte dela.

montar uma patinete só com fita
Imagem: Eduardo Slabocicor Cavalcanti "curtindo" a sua patinete | Engenharia 360.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo