{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Sustentabilidade e Meio Ambiente

Crise energética: saiba como o conceito de 'Eletricidade 4.0' pode nos salvar


Quantas crises enfrentamos neste momento, não é mesmo? Uma delas é a crise de geração de energia, que impacta severamente todas as empresas brasileiras, pois encarece desde a produção de matérias-primas, fabricação de produtos, estocagem, conservação, manutenção, entregas e além. E quanto mais impacta o bolso do consumidor, menos chances se tem de vendas e fechamentos de negócios. Nessa equação, como ficam as empresas?

Infelizmente, as perspectivas para o futuro não são boas. É que o nosso planeta está ficando mais populoso e cada vez mais consumimos energia. Se os governos não investirem em unidades de geração, transmissão e distribuição de energia, principalmente renovável, o gargalo só vai se fechar mais, sentido na alta das tarifas de energia e no meio ambiente. E não é só isso, também se faz necessário campanhas de conscientização para uso da energia de forma resiliente, segura e sustentável.

Imagem reproduzida de Propmodo

Conceito de Eletricidade 4.0

Qual a solução para mitigar ou evitar, de vez, esses problemas previstos para o futuro? Bem, talvez unir a eficiência de gestão de energia com o potencial da digitalização. Assim se resume a Eletricidade 4.0, conceito que remete ao termo Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, que já exemplificamos aqui, no Engenharia 360. O objetivo é educar parceiros e clientes dos negócios sobre como devem ser direcionados os esforços para o seguinte:

Zero desperdícios | Zero emissões | Zero carbono

Imagem reproduzida de Citisystems

União 'gestão + digitalização'

Pense assim: como podemos racionalizar o uso de energia dentro das empresas? Primeiro com uso da Tecnologia de Automação, capaz de contribuir para melhor controle de processos, instalações e mais, reduzindo, assim, o consumo. Segundo, apostando na digitalização para geração de dados para tomada de decisões mais precisas, em tempo real - inclusive sobre gerenciamento sobre performance energética.

Continuidade da eletrificação dos sistemas

Alguns pensam se poderiam substituir a energia elétrica por outra fonte, como de combustível, visando amenizar as contas. Porém, saiba que a eletricidade continua sendo o melhor e mais eficiente vetor de descarbonização. É por isso que muitas empresas estão lançando modelos de fogões elétricos, carros elétricos, aviões e helicópteros elétricos, e mais. É que, o ideal para a "recuperação verde" do planeta seria sermos menos dependentes do que polui ou incentivar a destruição da natureza de algum modo. Pode ter certeza de que isso vai nos ajudar bem mais no futuro!

Imagem reproduzida de energy40news - Twitter

O que temos que fazer é juntar todo o conhecimento e esforços possíveis para:

  • reduzir perdas e maximizar o uso de infraestruturas;
  • melhorar a integração dos recursos energéticos;
  • apostar em investimentos de energia acessível, renovável e inteligente;
  • apostar no potencial de redes inteligentes, geração distribuída, armazenagem, resposta à demanda e eficiência energética, devido à integração total proporcionada pela Eletricidade 4.0;
  • e cobrar dos governantes a grande capacidade de geração de emprego e renda, pois até isso ajuda na economia de energia. 🙂

Veja Também: A importância do Estudo de Impacto Ambiental na engenharia


Fontes: SEGS.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...