Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Construtora admite falha no projeto do viaduto que caiu em BH

por Colaboradores BDE | 23/07/2014
Copiado!

Recentemente, ficamos chocados com a queda do viaduto Guararapes, em Belo Horizonte, causando a morte de duas pessoas: Hanna Cristina dos Santos e Charlys Frederico Moreira do Nascimento, e ferindo outras 23. Uma tragédia que, segundo o laudo da perícia técnica, poderia ter sido evitada.

Que do viaduto em Belo Horizonte resultou na morte de duas pessoas e feriu outras 23. (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Queda do viaduto em Belo Horizonte resultou na morte de duas pessoas e feriu outras 23. (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)


::Leia também: De quem é a culpa?
A Construtora Cowan reconheceu que houve falha no projeto executivo do Viaduto Guararapes. O laudo apontou que o projeto, que teve aval da prefeitura, não previu o uso de aço suficiente para aguentar o peso demandado, o que causou a queda do viaduto sobre a Avenida Pedro I, uma das vias de acesso ao Aeroporto de Confins e ao Estádio Mineirão.
A preocupação agora é com a segunda alça do viaduto, que ainda está em pé. A construtora recomendou que o local continue isolado, pois essa alça foi concebida e executada com as mesmas falhas da alça que desmoronou. O responsável pela perícia técnica, Catão Francisco Ribeiro, recomendou a implosão dessa alça:

“O projeto executivo estrutural da fundação e do bloco do Pilar P3 foi equivocado e não atende aos esforços solicitantes previstos para a situação construtiva da obra“

Infelizmente, esta tragédia vem nos alertar ainda mais sobre a responsabilidade de um engenheiro e seu papel na sociedade.
Com informações da Agência Brasil.
 


+ Texto por Douglas Moura. Estudante de Engenharia Civil, saxofonista amador e programador auto-didata, acredita que pode mudar o mundo um passo de cada vez. Ama jazz, software livre e ciências exatas.


Quer ter seu texto publicado aqui? Nos envie por email para [email protected] e se o conteúdo for aprovado nós publicamos!

Copiado!

Comentários