Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça a Aktivhaus B10, a casa alemã que produz o dobro da energia necessária para o seu consumo

Engenharia 360

2 min

POR Kássio Adriano 05/04/2015

Denominamos de construção sustentável, aquela que adota um conjunto de práticas, antes, durante e após o planejamento, com objetivo de obter uma edificação que não cause danos ao meio ambiente, que possua conforto térmico sem a necessidade de consumo de energia convencional e que eleve a qualidade de vida dos usufrutuários, e ainda buscando trabalhar com métodos a fim de atingir um elevado grau de eficiência energética.

ZB459

O foco internacional da construção civil atualmente é produzir obras com materiais inovadores e com tecnologias sustentáveis, existe um projeto na cidade de Stuttgart, na Alemanha, chamado de Aktivhaus B10, o qual é financiado pelo governo e tem por objetivo expor como essa nova realidade de utilizar materiais inovadores e tecnologias sustentáveis podem trazer benefícios para a humanidade, e ainda brindar as construções com modernidade.
A Aktivhaus B10 produz o dobro da energia que necessita para seu consumo e ainda surpreende com a capacidade de alimentar dois veículos elétricos. O programa foi desenvolvido pelo Stuttgart Institute of Sustainability Stiftung. A Casa produz energia por meio de um sistema instalado no telhado que combina placas fotovoltaicas e tecnologias solares térmicas, gerando eletricidade e calor ao mesmo tempo. Ela é capaz de gerar 8.300 kWh de eletricidade ao ano e possui 85 m².
ZB459
O sistema de controle do dispositivo de automação do sistema de energia, podem ser controlados por meio de smartphones ou tablets, e ainda inclui a cobertura automática das janelas por painéis isolantes que evitam qualquer desperdício de energia durante a noite.
Possui o formato retangular simples, mas pode receber novos pavimentos, tornando possível a criação de edifícios residenciais multifamiliares com características autossustentáveis. A fachada segue linhas horizontais e é coberta por vidros semi translúcidos na parte frontal, otimizando o aproveitamento de luz e ventilação naturais.
ZB459
Nesta fase inicial do projeto, a residência será totalmente desmontada e reconstruída em outro local e na segunda parte, a previsão é de que dois estudantes morem na casa para testar o desempenho dos sistemas em tempo real.
E você, seria voluntário para morar nessa casa e usufruir de toda essa tecnologia? Comente!

Aktivhaus
construção sustentável
Eficiência energética
Inovação
Sustentabilidade
tecnologia

Kássio Adriano

mais
Imagem padrão usuário Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
ENEL realiza consumo médio de energia durante a pandemia: aprenda a fazer a medição
Saiba como medir a capacidade produtiva
Volkswagen lança seu novo modelo CUV, o Nivus
Lançamento da primeira missão tripulada da SpaceX em parceria com a NASA é adiado por mau tempo
Conheça a cidade de Seattle nos Estados Unidos
3 programas para visualização de todos os seus aplicativos sociais em um só lugar | Lista 360
Podcast 360

Ouça ou baixe podcasts exclusivos da engenharia

Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ