{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Inspiração

Não se sente confiante para cursar faculdade de Engenharia? Veja o que fazer!


A equipe Engenharia 360 tem uma imensa alegria ao receber mensagens de leitores. Além dos elogios e críticas construtivas, também chega para nós muitos desabafos e dúvidas de pessoas que estão na dúvida sobre cursos, como faculdade de Engenharia Civil, e mercado de trabalho. E sempre que podemos responder, é com grande satisfação. Afinal, nossa missão sempre foi ajudar como possível a mudar a mentalidade das pessoas, provando que a #engenhariatransforma, ou seja, que ela pode fazer a diferença nas nossas vidas e na vida de outras pessoas.

Recentemente, recebemos um relato de um seguidor do Instagram do 360 que narrou brevemente a sua trajetória de carreira como mestre de obras. Parece que, em 13 anos, ele trabalhou como encanador, pedreiro, pintor e eletricista. E agora sonha em cursar a faculdade de Engenharia Civil e trabalhar talvez com hidráulica. Sua grande aposta é justamente a vasta experiência prática que já tem na área. Contudo, ele teme por não conseguir assimilar bem a parte teórica oferecida pelo Ensino Superior.

Imagem de Pixabay

Um de nossos colegas redatores do 360, Cristiano Oliveira da Silva, que é formado na faculdade de Engenharia Civil, deu seu testemunho como forma de resposta ao nosso seguidor. Confira!

"Caro amigo,

Antes de tudo, independente da sua idade, sempre é possível começar algo novo.

Sendo assim, se é seu desejo fazer fazer a faculdade de Engenharia Civil (podendo depois realizar uma especialização em hidráulica), eu recomendaria seguir os seguintes passos:

1) Atualize o seu Ensino Médio e/ou faça um cursinho pré-vestibular. É parte da realização do seu objetivo, entrar num vestibular. Portanto, deve "treinar" com simulados, redações, etc.

Em um ano, você pode se dedicar e ter ótimos resultados!

E, caso não consiga alcançar seus objetivos em um ano, em dois anos você consegue se potencializar muito, tenha certeza. A título de curiosidade, eu falhei duas vezes antes de entrar na instituição que estudei, a Poli USP. Na terceira vez, entrei "raspando", mas entrei! Portanto, se não conseguir de primeira, não desista! Colha aprendizados e foco no próximo ano!

2) Ao entrar na faculdade, além das horas de aula, é importante prever horas para estudo e trabalhos.

3) Considere a ajuda de um profissional ajudando você a definir sua meta e caminhos para atingir essas metas. Já conduziu trabalhos dessa natureza, é também conhecido como "coach". Na verdade, o coaching tem um paralelo interessante com o método de planejamento de obras: define-se 'escopo, cronograma e recursos para execução'.

Exemplo:

* Sonho - um dia ser engenheiro civil ou hidráulico;

* Objetivo - se formar na faculdade de Engenharia Civil, com especialização em Hidráulica;

* Prazo - 2028 (supondo que já tenha Ensino Médio, ou antigo 2°grau).

Mini-metas:

* 2023, se matricular num cursinho e definir que faculdade irá fazer (exemplos: Unip, UNINOVE, FEI, Poli, entre outras);

* 2024 - entrar na instituição de ensino;

* Dezembro/2028 - retirar diploma de Engenharia Civil e passar no vidraceiro para enquadrar (quanto mais detalhes sua tabela de metas tiver, melhor para ajudar a realizar);

* Março/2029 - retirar o CREA, habilitar-se para assinar obras, projetos e serviços relacionados à Engenharia Civil/Hidráulica;

* (Pode-se colocar ainda mais mini metas, inclusive pessoais).

Perceba que isso é um método, onde estão apenas sendo descritas ações e prazos.

É possível ainda especificar como executar cada ação.

Espero que de alguma forma faça sentido e que em breve você decida que merece, seja capaz e que irá cursar o que você desejar."

Para finalizar, nossa colega Esther Sant'Anna recomenda a você, caro leitor, a leitura do seguinte texto, para inspirar:

Ondulações no asfalto: mestre de obras aposentado inspira com seu TCC em Engenharia Civil

Veja Também:


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...