Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Como melhorar a comunicação na empresa em que você trabalha?

por Luciana Bassoli | 15/12/2015
Copiado!

 
Comunicação é uma palavra muito abrangente. As empresas têm utilizado o termo com veemência, inclusive, às vezes, é capaz de assustar por tamanha relevância e tamanho potencial que o vocábulo pode causar na estrutura das organizações. Desde que o homem é homem, precisa de comunicação para sobreviver. E se os nossos antepassados, desde a época do paleolítico, em que os seres humanos desenhavam nas cavernas para se comunicar, já desenvolviam técnicas próprias de comunicação tão incipientes, imagine com a tecnologia de uma idade moderna?
A comunicação tornou-se fator essencial nas organizações e não pode ser esquecida, até porque, é elemento de competitividade em qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte.
Você já se perguntou se a gerência da empresa que você trabalha ou faz estágio procura saber o que os funcionários pensam sobre as atividades que a organização propõe? E os clientes? Alguém se preocupa com o que eles pensam? E os fornecedores? E a mídia? Alguma vez já falaram sobre isso com você?
Se a resposta para a maioria das perguntas for não, cuidado, sua empresa pode estar falhando na comunicação.
 
FAL-blog-da-engenharia

Pois é, hoje existem muitas estratégias de comunicação para que as organizações se tornem melhor do que a “concorrência”. Mas, é preciso entender que qualquer forma de comunicação deve e precisa fazer parte da identidade da empresa. Não pode ser uma atividade forçada, precisa ser desenvolvida de acordo com os valores que a organização possui, é preciso saber que o cliente, seja ele interno ou externo, procura sentimentos verdadeiros nas empresas, procura o que nem todas as organizações conseguem alcançar hoje em dia, um tratamento humano.
Quando o assunto é tratamento humano e tratar funcionários como clientes, para efetivamente saber o que eles pensam, adentra-se no campo do endomarketing, garanto que algum dia você já ouviu falar, se ainda não ouviu, precisa saber que é uma estratégia muito utilizada para sobrevivência das empresas, pois significa enxergar o funcionário como um cliente, como uma pessoa que também utiliza os produtos e serviços da empresa, que merece respeito e que se não estiver satisfeito, sua reação será um tanto quanto avassaladora para com os clientes externos. A primeira atitude é difamar a empresa, e uma imagem negativa pode ser o fim..
 
positivo-e-negativo-blog-da-engenharia
 
Hoje, quando se fala em cliente, as empresas, ou pelo menos é o que deveria ocorrer, já mantém uma postura diferenciada, porque a comunicação com esse público deve ser extremamente efetiva e harmônica.
Não é possível pautar sobre comunicação nas organizações sem pensar em funcionário, cliente, fornecedor, mídia, etc. Todas essas “pessoas” são públicos da organização e devem ser dignos de um tratamento diferenciado. A comunicação nunca será efetiva se todos os setores e clientes não estiverem interligados, é como uma engrenagem, que só funciona se cada um fizer sua parte.
É muito importante saber que a comunicação nas empresas não vem para assustar, para que os proprietários e gerentes, e os próprios funcionários se tornem cada vez mais amedrontados com o potencial que hoje em dia qualquer pessoa tem de criticar, elogiar ou dar um “pitaco” nas empresas, pelo contrário, se utilizada com responsabilidade e com técnicas eficientes, e mais, com a contratação de profissionais da área, a comunicação torna-se uma aliada fundamental das organizações.
Por isso, as empresas só terão uma comunicação efetiva se realmente a utilizarem com veracidade, e mais, utilizar o tal do endomarketing e tratar os clientes externos como únicos, isso ainda é muito falho no Brasil.
É claro, a construção de uma imagem positiva percorre muitos pilares para ser construída e se fortalecer, por isso é preciso que cada passo seja devagar e embasado em atitudes sólidas e a comunicação pode auxiliar nessa construção. E também, não é simplesmente resumir a comunicação nas organizações à realização do endormarketing e desenvolver um tratamento diferenciado para com os clientes, é preciso criar canais efetivos de comunicação com todos os tipos de público, desenvolver valores verídicos da empresa e ter uma identidade compatível com estes. Se a empresa que você atua realmente pretende se destacar no mercado, seja na área de engenharia, de comunicação, de moda, de tecnologia, de administração, etc. é preciso que a organização seja singular e utilize a comunicação como aliada fundamental, até porque, caso os seus gestores esqueçam que a comunicação é tão importante, é possível destruir a imagem da empresa.
Se você se identificou com esse post e percebe que onde você trabalha não existe a valorização dos funcionários e dos demais públicos, tente melhorar, dar dicas aos seus gestores, quem sabe você não pode ser o responsável pelo início de um excelente trabalho na organização em que atua, não é mesmo?

Copiado!

Comentários