Engenharia 360

Laudos ART e RRT: O que são, como funcionam e por que são importantes

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 03/02/2017 | Atualizado em 08/03/2024 4 min
Imagem de jannoon028 em Freepik

Laudos ART e RRT: O que são, como funcionam e por que são importantes

por Simone Tagliani | 03/02/2017 | Atualizado em 08/03/2024
Imagem de jannoon028 em Freepik
Engenharia 360

É imprescindível enfatizar a importância dos laudos ART e RRT para garantir a qualidade e a segurança de obras e serviços. Além disso, é crucial destacar os benefícios que esses documentos oferecem tanto para os clientes quanto para os profissionais envolvidos. Situações específicas exigem a emissão dos laudos ART, assegurando uma supervisão adequada das atividades técnicas e estabelecendo claramente as responsabilidades de todas as partes envolvidas. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

Laudos ART e RRT, e a NBR 16.280

Dentro do sistema de legislação brasileira, existem algumas normas e leis que tratam dos direitos e obrigações dos profissionais contratados, incluindo a qualidade e a responsabilidade sobre os serviços prestados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por exemplo, a Norma Brasileira 16.280, de 2014 – por meio da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – estabelece certos requisitos quanto às reformas de edificações residenciais e comerciais. Nela, é exigido o controle sobre processos, projetos, execução e segurança de obras, mediante laudos técnicos e ART ou RRT.

Laudos ART e RRT
Imagem de Mikhail Nilov em Freepik

Responsabilidade Técnica

Existe uma distinção entre ART e RRT além da nomenclatura. Ambas as siglas estão vinculadas aos respectivos conselhos profissionais, CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). A ART formaliza a responsabilidade técnica de profissionais de engenharia e agronomia, enquanto o RRT é equivalente, mas para profissionais de arquitetura e urbanismo. Essa é a exigência descrita na Lei Federal nº 6496, de 1977; e 12.378, de 2010.

Para emitir uma ART ou RRT, o profissional deve estar registrado no respectivo conselho e habilitado para a atividade. É necessário descrever detalhadamente a atividade técnica a ser realizada, incluindo sua extensão, características e localização.

Os benefícios para os clientes incluem segurança, garantia de qualidade no serviço e responsabilidade técnica sobre o projeto ou obra. Para os profissionais, a emissão desses documentos contribui para seu acervo técnico, comprovação de experiência e proteção legal.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Acervo de direitos autorais

Arquitetos, engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas e muitos outros profissionais podem se beneficiar com as emissões de laudos ART e RRT.

Todos os dados de projetos, obras e serviços executados por eles ficam gravados no sistema de informação e comunicação do conselho que os representa. Isso os ajuda a compor um acervo técnico. Ou seja, garante legalmente todos os direitos autorais e as remunerações, comprovando a execução de trabalhos e a existência de contratos.

Para a sociedade, as ARTs e RRTs apontam quem é o responsável técnico, devidamente habilitado, que responderá civil e criminal por qualquer irregularidade das atividades. Essa é a maneira escolhida pelos conselhos de provar a situação e a experiência de carreira dos seus especialistas. Embora não evite acidentes físicos de operários ou danos ao patrimônio, esses documentos fornecem maior segurada técnica e jurídica aos contratantes.

Obras em condomínios

"Seguindo a regulamentação vigente, é indispensável que obras em condomínios sejam conduzidas sob a supervisão técnica de um Arquiteto ou Engenheiro qualificado. Estes profissionais desempenham um papel fundamental, não apenas na elaboração de laudos ART e RRT, bem como na criação de planos de reforma e na emissão de documentos pertinentes, mas também no acompanhamento direto da execução das obras, garantindo a conformidade com o projeto estabelecido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É imperativo que todo condômino, ao planejar qualquer alteração em sua unidade, comunique suas intenções ao síndico, apresentando o plano de reforma e demais documentos exigidos. A documentação necessária, como a ART ou RRT, deve ser providenciada em duas vias, uma para o morador e outra para a administração do condomínio. Esse procedimento assegura não apenas a transparência do que será realizado, mas também define claramente quem será responsável em caso de eventuais falhas técnicas durante a execução da obra."

Realização do cadastro

O valor a ser pago por uma ART ou RRT vai depender muito da complexidade da obra. Os serviços que precisam ser documentados pelas empresas ou profissionais autônomos são: propostas que visam alteração de usos, conformidades, instalações, estruturas ou outros elementos importantes das edificações; também aquelas que possam gerar qualquer grande impacto urbano e/ou ambiental. São exemplos: projeto arquitetônico, de interiores, estrutural, elétrico e hidráulico.

O preenchimento do cadastro deve ser realizado pelo profissional contratado, dentro do site do CREA ou CAU; e conterá os seguintes dados:

  • Informações sobre o cliente e sobre o responsável pelo trabalho;
  • Descrição do projeto e da obra a ser realizada;
  • Atividade técnica contratada;
  • Quantidade de serviço por unidade (em metros quadrados); e
  • A assinatura das partes.

Quer mais informações sobre como são preenchidos os laudos ART? Então, assista os vídeos, logo abaixo:

Veja Também:


Fontes: Reformolar, Decor Ideas.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo