O TCC é o início do fim do curso. Ficou confuso? É simples: ao começar o TCC você sente que sua jornada na engenharia está chegando ao fim. Essa notícia é uma alegria para os que não podem esperar para receber o tão sonhado diploma, mas também pode ser um sofrimento para os que ainda não sabem o que vão fazer no TCC, qual área querem seguir e o que vão fazer da vida quando o curso acabar.
Iniciando o TCC
Antes de começar, vamos deixar claro o que significa TCC. TCC é a abreviação de trabalho de conclusão de curso, também conhecido como monografia. É difícil ter uma definição exata sobre o TCC porque ele varia de faculdade para faculdade. Em algumas, o TCC é dividido em duas ou três partes, em outras é em grupo ou pode ser divido em trabalhos ao longo dos períodos, e por aí vai.
O TCC é desenvolvido em torno de algum tema. Escolher o tema pode ser fácil para os que sempre souberam o que vão fazer. No entanto, a engenharia é um campo muito amplo e pode deixar outros totalmente perdidos.
Ao longo das disciplinas você vai descobrindo a área que mais tem afinidade e que pretende seguir carreira. No entanto, se você é um indeciso e gosta de tudo, é preciso escolher com calma. Não dá para escrever sobre tudo, ou você não vai chegar a lugar algum (na linguagem de exatas, você vai apenas descobrir que zero é igual a zero).
A escolha do tema
Escolher o tema é como passar por uma peneira de malha cada vez menor. Você começa selecionando as áreas que mais gosta, depois escolhe quais os conteúdos que prefere, até chegar a um assunto específico.
Escolher um assunto do seu interesse é essencial para que o trabalho não se torne uma verdadeira tortura. Porém, não basta apenas escolher um assunto, é preciso saber se há referencial bibliográfico suficiente para embasar sua pesquisa e se há algum professor que possa te orientar. Afinal, de nada adianta um tema que não dá para escrever nada sobre ele e um professor que mais atrapalhe que ajude.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Se você quer um TCC inovador, deve ter muito cuidado na escolha. Na faculdade você não terá tempo para uma pesquisa muito longa (normalmente, o TCC varia entre um ano e um ano e meio, tempo que não é suficiente para algumas pesquisas) e ainda terá de conciliar com outras disciplinas e estágio obrigatório. É preciso ponderar sobre fazer apenas uma abordagem mais leve no TCC e deixar a parte mais demorada para aprofundar em um mestrado ou doutorado, se for o caso. É a velha história que diz que não dá para abraçar o mundo de uma vez.
A experiência ensina
Há alunos que utilizam a experiência como um ponto a favor na hora da escolha do tema do TCC. Os que já tiveram contato com um assunto no estágio ou na iniciação científica preferem unir o útil ao agradável ao escrever sobre algo que já tem familiaridade e que dominam bem ou parcialmente.
Se você começou o curso agora e acha que vai precisar preocupar com o TCC no final, saiba que o tempo passa rápido demais e, portanto, é bom começar a descobrir com qual área tem mais afinidade. Se você está totalmente perdido, é indicado pedir ajuda a algum professor ou fazer algumas pesquisas sobre os assuntos que gosta.
O TCC não é um bicho de sete cabeças, mas pode virar um verdadeiro pesadelo se você não souber dar a devida atenção.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fontes: Shutterstock.
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.