Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Coisas que você não sabia sobre o horário de verão

Engenharia 360

2 min

POR Larissa Fereguetti 27/10/2013

Horário-de-verao-blog-da-engenharia

Chega o final do ano e, além do calor e da chuva, se você morar no Sul, no Sudeste ou no Centro-Oeste, ainda tem que aguentar o horário de verão. Embora pareça, não é fácil adiantar a vida uma hora e, quando se acostuma, o horário de verão acaba. Ainda assim, há coisas interessantes sobre essa mudança de horários que você provavelmente não sabia.

A implementação de um horário alternativo veio de ninguém menos que Benjamin Franklin. A ideia surgiu quando ele viajou para Paris em 1784 e notou que as pessoas acendiam velas para ficarem acordadas até mais tarde, mas não acordavam quando o sol nascia. O uso de um novo horário significaria melhor aproveitamento da luz do dia e uma grande economia com velas. No começo a ideia não foi levada muito a sério, mas durante a Primeira Guerra Mundial foi preciso economizar energia para ajudar as tropas americanas e ela se tornou comum.

Se você acha que sua mente demora para costumar, saiba que o corpo também sofre com a alteração do horário. O seu corpo normalmente é sincronizado com o relógio, com horário para comer e dormir, por exemplo. O resultado disso pode ser mau humor, preguiça, falta de atenção e afins. Parece uma bela desculpa para dormir naquela aula chata.

Assim como seu corpo, o número de acidentes fica instável. Uma pesquisa britânica constatou que o número de acidentes aumenta na primeira semana depois da mudança. Porém, as pessoas tendem a ter mais cuidado na direção quando está claro. Os dados são bem interessantes. O horário de verão evita 195 mortes de passageiros e motoristas e 171 mortes de pedestres anualmente.

Horário-de-verao2-blog-da-engenharia

O que todos já sabiam: o horário de verão reduz até 5% no consumo de energia elétrica, o equivalente a 50 milhões de reais.

Se os motivos acima não fizeram você mudar de ideia sobre o horário de verão ter seu lado bom, pense que ele já evitou um atentado. Em 1999, a Cisjordânia utilizava o horário de verão enquanto Israel não. O lado árabe preparou bombas para detonar na fronteira israelense, mas as bombas estavam planejadas de acordo com o horário de verão e estouraram uma hora mais cedo, resultando em três terroristas mortos. Dá para acreditar? 

Fonte: Mundo Estranho

economia de energia
Energia elétrica
horário de verão

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
USP e UNICAMP oferecem cursos de Cálculo e Física gratuitos e completos no YouTube
Microsoft está treinando robôs em simulações da vida real em situações de risco extremo
5 autores de livros de ficção e algumas distopias | Lista 360
4 TED talks sobre como investir na humanidade e em si mesmo | Lista 360
Quais as atribuições de um Engenheiro de Produção?
Você sabe qual é o melhor horário para estudar?
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ