Um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade atual é a crise ambiental, agravada pelas mudanças climáticas. Seus efeitos já são sentidos no mundo todo - secas, enchentes, terremotos, tsunamis, ciclones, tornados e mais. Infelizmente, é algo que tem impactado economias e, sobretudo, modificado drasticamente os ecossistemas, alterando o equilíbrio natural e comprometendo a vida no planeta. Enfim, é uma situação que exige uma resposta imediata!
Diante deste cenário, crescem as oportunidades no mercado de trabalho para engenheiros ambientais. Isso porque essa é uma das áreas da engenharia de maior relevância no assunto, sendo peça-chave na mitigação de impactos e no desenvolvimento de soluções sustentáveis. Saiba mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!
A ascensão dos engenheiros ambientais no mercado
Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), os eventos climáticos extremos afetam drasticamente a qualidade da água e do ar, além da saúde dos ecossistemas. Aliás, as novas alterações no clima, como as ondas de calor, vêm afetando demais a biodiversidade da Terra, levando a perdas de fauna e flora. Sem contar os impactos na economia global, forçando governos e empresas a reconsiderar suas abordagens.
E aí entra o engenheiro ambiental, como um personagem essencial para a criação de estratégias de gestão ambiental e sustentabilidade. Esse profissional pode guiar a sociedade na implementação de políticas e legislação ambiental que promovam boas práticas; avaliação dos riscos associados a projetos industriais e urbanos; criação de soluções para redução de pegada ecológica; e desenvolvimento de sistemas para reciclagem de resíduos.
Formação e especialização
Por que os engenheiros ambientais têm se destacado no mercado de trabalho? Bem, para começar, por conta de sua formação, que integra conhecimentos técnicos e sistêmicos sobre os problemas ambientais. Para se ter uma ideia, a atuação desse profissional segue uma gama diversificada de frentes. Aliás, isso é consequência de sua própria formação, que segue hoje um currículo mais atualizado, incluindo tópicos relevantes relacionados à crise climática e outros desafios emergentes. E ao longo da carreira, são desenvolvidas habilidades multidisciplinares.
Nas universidades, os jovens engenheiros são preparados para enfrentar um cenário em constante transformação, com aprofundamento em temas como legislações e novas tecnologias. Embora muitos iniciam sua carreira realizando trabalhos de campo - identificando, medindo e remediando contaminações em terrenos -, sempre há demanda para novos estudos, planejamento e ações de engenharia ambiental.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Os maiores desafios e oportunidades para engenheiros ambientais
Além das oportunidades crescentes, os engenheiros enfrentam sempre desafios significativos. Um deles é, por incrível que pareça - apesar dos sinais óbvios que a natureza emite - convencer a sociedade sobre a urgência das questões ambientais. Porque, embora a conscientização tenha crescido nos últimos anos, ainda há uma lacuna significativa entre o conhecimento técnico dos especialistas e a percepção do público geral sobre a situação do planeta.
Vale destacar que o setor privado tem se mostrado um grande aliado na luta por soluções mais verdes, com muitas empresas adotando estratégias de sustentabilidade para melhorar sua competitividade no mercado. Bom, é claro que aqueles que não fizerem isso, se não se adaptarem às novas exigências, devem ficar para trás, enquanto as que liderarem essa transformação podem colher os frutos de um mercado em expansão.
Resumindo, a conformidade ambiental não é apenas uma questão ética, mas uma necessidade estratégica.
O futuro da Engenharia Ambiental
O futuro da Engenharia Ambiental parece mesmo promissor, sobretudo se as empresas realmente estão reconhecendo a importância da sustentabilidade; desse jeito, a demanda por profissionais qualificados deve continuar crescendo. Mesmo assim, essa revolução no mercado só deve acontecer quando se tiver uma colaboração total entre diferentes setores.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Explicando melhor, engenheiros ambientais devem trabalhar em conjunto com empresas e também governos e comunidade para desenvolver soluções integradas que abordem a complexidade da crise climática, olhando para o que as comunidades realmente necessitam. Muitas contaminações, por exemplo, estão relacionadas a problemas históricos e operacionais. E prevenir seria mais barato e eficiente do que remediar a solução!
Pense na indústria da engenharia, muitos contaminantes seus são subprodutos de processos produtivos, e a perda desses recursos representa não apenas um risco ambiental, mas também um prejuízo econômico.
Não poderíamos terminar este texto sem citar o processo de remediação ambiental. Ele envolve uma série de etapas, começando pela avaliação histórica das indústrias, identificação de fontes de contaminação, coleta de amostras de solo e água subterrânea, e escolhidas as melhores técnicas de remediação. Essas são tarefas dos engenheiros ambientais!
Veja Também:
Fontes: Folha de São Paulo - UOL.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.